Novidades da Aperam

Turismo de negócios

08/11/2016

O aço inoxidável empresta suas principais propriedades, como beleza, durabilidade e facilidade de conformação, a grandes construções arquitetônicas e obras de arte pelo mundo. Confira exemplos da utilização desse material em locais famosos e inclua-os na sua programação de viagens!

Floralis Generica (Buenos Aires – Argentina) – visitada por milhares de turistas, a escultura em forma de flor é feita em aço inoxidável, pesa 18 toneladas e atinge 23 metros de altura. A obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano abre e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia.

Cloud Gate (Chicago – EUA) - atração símbolo de Chicago, o Cloud Gate é escultura do artista britânico Anish Kapoor composta por 168 placas de aço inoxidável 316L. São 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas. Concebida para se assemelhar ao mercúrio em estado líquido, a obra é muito popular entre os turistas por suas possibilidades fotogênicas.

Chrysler Building (Nova Iorque – EUA) - um dos edifícios mais famosos do mundo, com seus 77 andares e 319 metros de altura em Art Déco, a construção traz uma coroa de aço inoxidável que brilha no céu de Manhattan. Diretamente dele foram transmitidas as primeiras imagens coloridas de televisão, em 1940. Dica: o prédio não está aberto à visitação, mas do alto de prédios próximos, como o Empire State ou o Rockfeller Center, é possível ter uma linda vista do inox no edifício Chrysler.

Castelão (Fortaleza - CE) – a fachada do estádio é inteiramente feita em chapas expandidas de aço inoxidável, fixadas entre 68 pilares, com 42 metros de altura. Além da armação externa, o inox também foi utilizado em guarda-corpos, corrimões, sanitários e fechaduras.

Allianz Parque (São Paulo – SP) – o novo estádio do Palmeiras conta com uma ousada e moderna fachada em aço inoxidável. Foram utilizadas cerca de 280 toneladas do material. Os 24 mil m² de fachada têm inúmeras perfurações, permitindo que a luz vaze e proporcione o efeito optical art – estilo de arte que usa ilusões de ótica.

Walt Disney Concert Hall (Los Angeles – EUA) – a casa de espetáculos com capacidade para 2.265 pessoas tem desenho sinuoso, composto por curvas e superfícies côncavas e convexas. São dois edifícios revestidos em aço inox, escovado e polido. A edificação foi idealizada pelo famoso arquiteto canadense Frank Gehry.

Atomium (Bruxelas – Bélgica) – um ícone da cidade de Bruxelas desde sua construção, em 1958, o Atomium possui nove esferas gigantes de aço inoxidável que formam um enorme cristal de ferro. Das nove esferas, três não são usadas, uma delas é apenas para aluguel e uma quinta é a ‘esfera das crianças’, acessível apenas a estudantes em passeios escolares. Os visitantes podem acessar as quatro restantes por escada, escada rolante e elevador.

Peixe Olímpico (Barcelona – Espanha) – a escultura do grande peixe dourado foi criada pelo arquiteto Frank Gehry. Ela é formada por uma trama de aço inoxidável, que muda de aspecto com a luz do sol, simulando o efeito das escamas de um peixe.

Compartilhar: