Novidades da Aperam

Turismo de negócios

O aço inoxidável empresta suas principais propriedades, como beleza, durabilidade e facilidade de conformação, a grandes construções arquitetônicas e obras de arte pelo mundo. Confira exemplos da utilização desse material em locais famosos e inclua-os na sua programação de viagens!

Floralis Generica (Buenos Aires – Argentina) – visitada por milhares de turistas, a escultura em forma de flor é feita em aço inoxidável, pesa 18 toneladas e atinge 23 metros de altura. A obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano abre e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia.

Cloud Gate (Chicago – EUA) – atração símbolo de Chicago, o Cloud Gate é escultura do artista britânico Anish Kapoor composta por 168 placas de aço inoxidável 316L. São 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas. Concebida para se assemelhar ao mercúrio em estado líquido, a obra é muito popular entre os turistas por suas possibilidades fotogênicas.

Chrysler Building (Nova Iorque – EUA) – um dos edifícios mais famosos do mundo, com seus 77 andares e 319 metros de altura em Art Déco, a construção traz uma coroa de aço inoxidável que brilha no céu de Manhattan. Diretamente dele foram transmitidas as primeiras imagens coloridas de televisão, em 1940. Dica: o prédio não está aberto à visitação, mas do alto de prédios próximos, como o Empire State ou o Rockfeller Center, é possível ter uma linda vista do inox no edifício Chrysler.

Castelão (Fortaleza – CE) – a fachada do estádio é inteiramente feita em chapas expandidas de aço inoxidável, fixadas entre 68 pilares, com 42 metros de altura. Além da armação externa, o inox também foi utilizado em guarda-corpos, corrimões, sanitários e fechaduras.

Allianz Parque (São Paulo – SP) – o novo estádio do Palmeiras conta com uma ousada e moderna fachada em aço inoxidável. Foram utilizadas cerca de 280 toneladas do material. Os 24 mil m² de fachada têm inúmeras perfurações, permitindo que a luz vaze e proporcione o efeito optical art – estilo de arte que usa ilusões de ótica.

Walt Disney Concert Hall (Los Angeles – EUA) – a casa de espetáculos com capacidade para 2.265 pessoas tem desenho sinuoso, composto por curvas e superfícies côncavas e convexas. São dois edifícios revestidos em aço inox, escovado e polido. A edificação foi idealizada pelo famoso arquiteto canadense Frank Gehry.

Atomium (Bruxelas – Bélgica) – um ícone da cidade de Bruxelas desde sua construção, em 1958, o Atomium possui nove esferas gigantes de aço inoxidável que formam um enorme cristal de ferro. Das nove esferas, três não são usadas, uma delas é apenas para aluguel e uma quinta é a ‘esfera das crianças’, acessível apenas a estudantes em passeios escolares. Os visitantes podem acessar as quatro restantes por escada, escada rolante e elevador.

Peixe Olímpico (Barcelona – Espanha) – a escultura do grande peixe dourado foi criada pelo arquiteto Frank Gehry. Ela é formada por uma trama de aço inoxidável, que muda de aspecto com a luz do sol, simulando o efeito das escamas de um peixe.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.