Portal de Compras    •   Site Corporativo

Ética e conformidade corporativa

Governança sustentável: aplicação da mais estrita ética

Para a Aperam, é essencial que todos os empregados estejam plenamente conscientes e alinhados com nossa governança e conformidade corporativa, de modo a alcançar tolerância zero para comportamentos inadequados.

Ética consistente e um código de conduta bem conhecido

Para a Aperam, é essencial que todos os empregados estejam plenamente conscientes e alinhados com nossa governança e conformidade corporativa, de modo a alcançar tolerância zero para comportamentos inadequados. Como resultado, a empresa investe muito esforço para garantir que todas as suas várias políticas sejam bem compreendidas, desde as políticas voltadas à temas como utilização de informações privilegiadas, práticas antitruste, sanções econômicas, conflito de interesses e antidiscriminação (veja todas as nossas políticas abaixo).

Além dos regulamentos, a Aperam também garante que nossa ética, conforme descrito em nosso Código de Conduta, seja bem compreendida e aplicada em todos os momentos.

Padrões de Saúde e Segurança

Juntos, os padrões corporativos de segurança e saúde da Aperam ajudam a prevenir acidentes e fatalidades no local de trabalho. Como esses padrões só são eficazes quando implementados adequadamente, estabelecemos nossos Padrões de Prevenção de Fatalidades (FPS) e Auditoria de Prevenção de Fatalidades (FPA) como medidas para garantir a conformidade.

Saúde: Um foco local

Devido à diversidade de funções, condições e pessoal presente em nossas unidades, muitas de nossas iniciativas de saúde são pensadas para atender as necessidades de cada localidade. Essa estratégia garante que todos os nossos padrões sejam ajustados às condições de saúde específicas de nossos empregados. Com isso, a cada ano vemos uma grande variedade de ações locais acontecendo em cada uma de nossas unidades.

“Está muito claro para mim que, para ser uma empresa segura e lucrativa, de maneira sustentável, à frente da concorrência, devemos aplicar a ética empresarial mais consistente dentro da Aperam, sem fazer nenhuma concessão”.
Tim di Maulo
CEO

Os mais altos padrões em governança

A empresa tem como objetivo melhorar continuamente sua estrutura de governança e conformidade corporativa, em consonância com os mais altos padrões do setor. É por isso que a maioria de nossas políticas foram atualizadas recentemente, com foco especial em treinamento e comunicações.

Para um alinhamento sólido da empresa,também usamos uma rede de campeões para divulgar as informações desde a alta gestão até a base operacional. Também abordamos todos os tópicos e dilemas em um Comitê de Conformidade presidido pelo nosso CFO. Utilizando essa abordagem, podemos estabelecer uma cultura de ética e conformidade empresarial sustentável.

Em 2019, com a ajuda de nossos correspondentes de conformidade, tivemos nossa primeira semana antifraude, com workshops reunindo mais de 1.000 empregados. Usando gamificação ou gestão de riscos, pudemos discutir casos reais de fraude e abordar temas confidenciais abertamente, por exemplo, denúncias.

Sistema de alerta e denúncia

A Aperam investe muito esforço para garantir que todas as suas inúmeras políticas sejam bem compreendidas. Elas tratam desde temas como a utilização de informações privilegiadas até assuntos como práticas antitruste, sanções econômicas, conflito de interesses e antidiscriminação.

Políticas baseadas nas melhores práticas e padrões internacionais

As políticas da empresa são inspiradas em referências internacionais: