Bons ventos embalam o setor eólico no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), este mercado cresceu 35% somente no ano passado. E as perspectivas para o futuro também são positivas. Nos próximos quatro anos, mais de 10 GW de potência devem ser instalados no país, fazendo com que a energia eólica represente 10% do total da matriz elétrica nacional.
Atenta às oportunidades, desde março, Aperam já está presente nesse setor. As propriedades mecânicas do aço inoxidável 2205 oferecem a resistência necessária para suportar o peso das hélices. “Além disso, como as turbinas são também instaladas em regiões litorâneas off-shore, o inox também se destaca como opção por ser capaz de resistir às condições agressivas típicas desses ambientes”, destaca o engenheiro de aplicação da Aperam, Caio de Paula Camargo.
De acordo com o analista de negócio da Aperam, Davi Guerra Nieto, o aço inoxidável 2205 já vinha sendo aproveitado em outros ambientes desafiadores, como nos tubos flexíveis para extração de petróleo e em equipamentos para indústria de papel e celulose.