Personagens da literatura infantil ganharam mais vida por meio das sessões de contação de histórias que integram a programação da Tenda Literária, evento realizado no último fim de semana, na Praça da Estação, em Coronel Fabriciano. Com o propósito de ampliar o acesso de crianças de 6 a 10 anos de idade à cultura e incentivar o hábito da leitura desse público, a Tenda itinerante trouxe em seu programa atividades lúdicas e de lazer gratuitas.
As contadoras de histórias Raquel Flora Manga, Professora Kakau e Nena de Castro, foram alguns dos destaques do programa literário, que contou ainda com as participações especiais do Dama Espaço Cultural e do Grupo Historiarte, além do Instituto Ideias, que apresentou jogos pedagógicos e lúdicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira. Por meio dos brinquedos, educadores trabalham a cognição, a coordenação motora dos alunos, num processo que envolvem muita criatividade.
A Tenda Literária foi realizada de 20 a 24 de setembro, reunindo mais de mil estudantes do Projeto Mais Educação – Tempo Integral da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano em espaços como o Sinttrocel e o Clube Olímpico, além da Praça da Estação, que também recebeu a visita dos personagens Ariela e Dado, com a contação de histórias do Show da Ariela.
Bruno Minafra, produtor da Criativo Produções, destacou que a Tenda Literária marcou a retomada de suas atividades presenciais que despertaram o interesse das crianças pelas atrações artísticas, culturais e de lazer.
Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, comenta que atividades focadas na leitura são fundamentais. “O ato de ler estimula o raciocínio, amplia o vocabulário, melhora a capacidade de interpretação dos textos, a leitura do mundo. Por meio da leitura, os alunos passam a conhecer melhor o mundo, viajar em seus encantos, pois os livros abordam assuntos diversos, que contribuem para a emoção e criação de conexão dos leitores”.
A Tenda Literária é viabilizada com patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Aperam Acesita. A realização do projeto leva a assinatura da Criativo Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.