Home > Sustentabilidade > Social > Diversidade
A indústria siderúrgica mudou muito desde os dias em que as operaçõesindustriais . exigiam força muscular e o recrutamento era limitado aos homens. Atualmente temos mais mulheres na força de trabalho, incluindo algumas liderando nossas principais unidades de produção. Como a Aperam percebe o valor de uma força de trabalho diversificada, estamos interessados em atrair e integrar os melhores talentos, independentemente da idade, gênero, nacionalidade ou deficiência.
As mulheres representam apenas 12.6% da nossa equipe: 6.7% dos operadores, mas 21.4% do público gerencial e 19% dos novos contratados de 2020.
Algumas unidades apresentam melhores índices, como a S&S Brasil (mais de 20% em Campinas), que afirma que o número mais elevado de empregadas é fator determinante para seus excelentes níveis de segurança e eficiência. Nossa sede em Luxemburgo dispõe da melhor pontuação, com 45% de mulheres.
Há anos que participamos em feiras de empregos para promover a indústria e a o aumento da presença de mulheres em nossas atividades (por exemplo, na França, onde participamos da ‘Semaine de la mixité’, ‘Forum des métiers au féminin’). Ainda assim, apesar de nossos melhores esforços, o recrutamento de mulheres continua difícil, pois poucas se candidatam, especialmente na Europa.
Em 2018, lançamos um programa específico para toda a empresa. Entre suas primeiras ações estava uma autoavaliação, feita a partir a ferramenta comparativa dos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas. O resultado dessa avaliação foi usado para ajudar a estruturar um plano de ação subsequente para toda a empresa. O objetivo deste plano é duplo:
Várias de nossas unidades mantém programas para promover a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades e para garantir que todos sejam reconhecidos pelo que trazem para a empresa.
Nossa unidade de Timóteo, no Brasil, por exemplo, lançou um processo específico para o recrutamento de pessoas com deficiência. Esse processo de contratação foi combinado com uma série de ações que visam a aumentar a conscientização de nossos colaboradores sobre os benefícios da inclusão e sobre as muitas maneiras de contribuir para sucesso da Aperam. Para garantir um processo de integração tranquilo, medidas específicas foram adotadas para que as equipes estivessem totalmente preparadas para incluir pessoas com deficiência e ajudá-las a entender nossas rotinas e procedimentos.
Por causa de nossa composição global, a diversidade na Aperam é muitas vezes definida pelo idioma e pela cultura. Temos quatro idiomas oficiais principais: inglês, holandês, francês e português e todas as comunicações corporativas são enviadas em vários idiomas. De fato, muitas de nossas comunicações oficiais, como nossas campanhas de saúde e segurança, nossos cartazes de conformidade e, mais recentemente, nossa campanha anticorrupção, são traduzidas em até dez idiomas! Além disso, os integrantes da gestão da unidade são incentivados a usar o idioma local dos trabalhadores, para aumentar a proximidade e a integração entre as equipes.
Para aumentar a criatividade de nossas equipes, às vezes utilizamos discriminação positiva. Por exemplo, quando vários perfis são compatíveis, podemos optar por trazer um integrante de uma nacionalidade diferente, para que esse novo colega compartilhe ideias diferentes com a equipe na qual for inserido. Em outras palavras, promovemos a diversidade para ampliar as oportunidades de desenvolvimento da criatividade.
Juntos, os padrões corporativos de segurança e saúde da Aperam ajudam a prevenir acidentes e fatalidades no local de trabalho. Como esses padrões só são eficazes quando implementados adequadamente, estabelecemos nossos Padrões de Prevenção de Fatalidades (FPS) e Auditoria de Prevenção de Fatalidades (FPA) como medidas para garantir a conformidade.