CO2 e Energia

Sustentabilidade Ambiental

As empresas siderúrgicas, como a Aperam, constituem um setor com alto nível de emissões de CO2, por isso devem tomar medidas específicas para reduzir sua pegada de carbono e obter economia de energia. Esse compromisso é parte da nossa responsabilidade e nosso dever em relação às futuras gerações.

Desempenho e estratégia de CO2 da Aperam

No contexto da responsabilidade de seu setor, a Aperam tem resultados de liderança em termos de pegada de carbono, o que é regularmente confirmado por meio de comparações em relação aos pares, usando valores verificados externamente. Este é o resultado de três fatores principais:

  1. Nossos fornos elétricos a arco na Europa usam o máximo de sucata metálica possível em vez de matérias-primas extrativas. A Aperam já está usando, em média, mais de 80% de sucata em seus FEAs na Europa e está trabalhando para aumentar ainda mais o uso de sucata.
  2. Além de ter um nível muito baixo de consumo de energia, nós também usamos um mix de energia de baixo carbono em nossas aciarias na França e na Bélgica.
  3. Estamos operando mais de 100.000 ha de floresta com certificação FSC® -florestas certificadas no Brasil para produzir nosso próprio carvão vegetal, o qual usamos em nosso processo siderúrgico como um substituto natural e renovável para os combustíveis fósseis (coque à base de carvão mineral).

 

Quanto a este último ponto, a Aperam também pode ser considerada como uma empresa agrícola, uma vez que mantemos florestas de eucaliptos e carbonizamos as árvores para produzir nosso próprio carvão vegetal de uma maneira sustentável e erradicar totalmente o uso de coque extrativo. Você pode ler mais sobre nossas florestas da BioEnergia aqui.

Refinando um desempenho de CO2 que já é o melhor da categoria

Em seu impulso para melhorar continuamente o seu desempenho ambiental, a Aperam anunciou recentemente diversos objetivos para melhorar nossa excelência ambiental. Estes objetivos incluem as metas de reduzir ainda mais as nossas emissões de carbono (-30% para escopos 1 e 2 em relação a 2015) até 2030 e tornar-se neutra em carbono até 2050, objetivos que se aplicam a todas as nossas unidades de fabricação de aço. Você pode encontrar mais informações sobre os nossos objetivos para 2030/2050 aqui.

Desde 2017, a nossa pegada de CO2 tem ficado constantemente abaixo de 0,5 toneladas de CO2 por tonelada de aço bruto produzido, sendo que em 2015 este valor era 0,55. Em 2020, alcançamos uma redução de 35% na intensidade em relação a 2007, confirmando nossa posição de liderança em termos de pegada de CO2 na nossa indústria.

Com emissões do Escopo 1 e Escopo 2 em 2020 de 666.372 e 255.665 kg.CO2 em valores absolutos, nós reduzimos as nossas emissões totais de CO2 (escopos 1+2) em 5% em relação a 2019, o que representa uma redução de 14% na intensidade desde 2015.

Tudo isso significa que a Aperam está realmente no caminho para alcançar seu objetivo de CO2 para 2030.

Mix e Desempenho de Energia

O mix de energia da Aperam continua sendo motivo de orgulho, com 39% já provenientes de biomassa de carvão vegetal renovável. Nosso uso total de energia em 2020 foi de 2,2 MWh/tcs, o que representa uma redução de 4% em relação a 2019 para gás natural, GLP e eletricidade – nosso foco principal – e uma redução de 5,4% no consumo total de energia desde 2015. Esta é uma melhoria significativa em termos de eficiência e, graças a vários esforços em andamento para melhorar ainda mais o nosso desempenho, a Aperam está no caminho de alcançar sua meta de médio prazo de 11% de redução no uso de energia até 2030.

Mas mesmo com este êxito, nos recusamos a ficar parados e, assim, continuamos comprometidos em buscar outras fontes de energia renovável, entre elas as energias eólica e solar. Na verdade, as nossas plantas de produção em Genk, Châtelet e Isbergues instalaram recentemente turbinas eólicas e/ou painéis solares. A instalação solar está em construção na nossa planta em Genk e prevê uma produção anual de energia de 20.300 MWh, evitando a emissão de 7.300 toneladas de CO2 todos os anos. Isso equivale às emissões anuais de 5.900 domicílios médios e/ou o que pode ser absorvido por uma floresta de 720 ha.

WordSteel Climate Action Certificate
Relatórios de
Sustentabilidade