Água

Sustentabilidade Ambiental

A água tem se tornado um recurso cada vez mais escasso, por isto as restrições à sua utilização e à qualidade da água descarregada se tornarão cada vez mais comuns. Em função disto, a Aperam definiu um objetivo de redução de 40% em termos de consumo de água comparando à 2015.

Um assunto do dia-a-dia

Na Aperam, o nosso compromisso com a água limpa é um assunto do quotidiano que está totalmente enraizado na forma como operamos. Por exemplo, com o objetivo de reduzir o consumo de água em 40% até 2030 (comparado à taxa de 2015), controlamos rotineiramente a nossa captação de água. Continuamos também a aumentar a quantidade de água reciclada que utilizamos, que se situa atualmente em 95%.

Após reduções contínuas entre 2012 e 2015, o nosso consumo de água estabilizou desde então, uma tendência mais uma vez verificada em 2020:

  • A captação total diminuiu 1,7% em relação a 2019, mas ainda é um aumento de 3% em relação a 2015, o que significa que não atingimos o nosso objetivo para 2020 de uma redução de 5% em relação à linha de base de 2015.
  • Dos 5% de água que extraímos, 83% provêm dos rios e 7% das chuvas recolhidas.
  • 95,3% do nosso consumo provém de circuitos fechados (ou seja, água reciclada), o que significa que menos de 5% da nossa água é extraída do ambiente.

Também controlamos a qualidade da água que descarregamos nos rios para garantir que esta cumpre as nossas licenças em termos de volumes, pH, temperatura, partículas de sólidos em suspensão, e metais na água. Em 2020, comunicamos uma descarga total de água de 16.347 m3 (+6,8% a partir de 2019), incluindo 4,32 g/tslab de descarga de metais (-1,9% a partir de 2019) e 145,55 g/tslab de sólidos em suspensão (-23,3% a partir de 2019).

Progresso à ser feito

Para assegurar o cumprimento dos nossos objetivos para 2030, muitos das nossas usinas tomaram medidas específicas para reduzir o consumo.

Por exemplo, a nossa fábrica de Timoteo, que representa a grande maioria do consumo total do Grupo (75%), lançou um plano ambicioso para alcançar uma redução de 40% até 2030, que envolve a instalação de um circuito de água complexo. Em 2020, ouve uma redução de 0,5% no consumo.

Além disso, na Europa, a nossa fábrica de Imphy registou uma redução de 34% no consumo de água (-46% em comparação com a média de cinco anos). Apesar de representarem apenas 2% do consumo total do Grupo, este é um resultado importante para o ambiente e as comunidades vizinhas. Da mesma forma, a nossa fábrica de Gueugnon implementou um plano estratégico para reduzir drasticamente a sua utilização de água bombeada do rio. Com foco em Reduzir, Reutilizar, Reciclar, uma equipe de projeto está actualmente lançando um programa piloto, com resultados iniciais esperados em 2021.

Para continuar o nosso progresso, o Grupo está preparando uma política específica sobre o consumo de água. Uma vez finalizada, fornecerá as melhores práticas de mapeamento, protocolos de medição padronizados, e servirá como base para um plano rigoroso de gestão da água ao nível das usinas.