Pesquisar
Close this search box.

Novidades da Aperam

Se tem agropecuária, tem inox

Motor do crescimento econômico brasileiro nos últimos anos, o setor agropecuário tem incorporado avanços tecnológicos e soluções de ponta para manter-se relevante no cenário internacional. Nesse contexto, o aço inoxidável vem conquistando espaço em uma grande diversidade de aplicações. O material costuma ser a principal escolha no setor em razão de suas já conhecidas características: resistência à corrosão, conformabilidade, soldabilidade e vantagens higiênicas.

Confira onde o inox faz bonito:

Resistência à corrosão: em ambientes como currais, com estrume, urina e altas temperaturas, a corrosão costuma ocorrer em ritmo acelerado. Aqui, o inox contribui para aumentar consideravelmente a vida útil dos equipamentos. O material também se destaca pela alta resistência a choques e à abrasão.

Higiene: a superfície lisa do inox facilita a limpeza. O material se destaca em equipamentos usados na inseminação e no parto dos rebanhos e também nas peças destinadas à alimentação e ao fornecimento de água.

Conformabilidade e soldabilidade: as peças utilizadas para a alimentação devem ser arredondadas, para não machucar os animais. Por isso, a conformabilidade do aço inox o torna ideal para peças complexas (desde itens pequenos, para fornecer bebida às galinhas, até vasilhames para cavalos e vacas leiteiras, por exemplo). Outro benefício é o fato de o inox manter suas características mesmo após o processo de soldagem – inclusive nos locais onde houve manuseio e foram feitos furos.

Durabilidade: o aço inoxidável é uma opção resistente em equipamentos como as escovas rotatórias elétricas, usadas para limpar a pelagem do gado, e os pulverizadores, necessários para tratar o gado contra parasitas. O material também colabora na limpeza dos pulverizadores, prevenindo a propagação de doenças.

Baixa condutividade térmica: o inox é utilizado na ordenha, tanto em sítios pequenos quanto nas grandes fazendas (com os braços robóticos). Além da durabilidade e da facilidade de limpeza, o material também se destaca por sua baixa condutividade térmica, o que colabora para que o leite permaneça na temperatura adequada.

Compartilhar: