Pesquisar
Close this search box.

Relatório de Igualdade Salarial

Os relatórios produzidos e divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego apresentam uma metodologia que, na nossa perspectiva, está sujeita a aprimoramentos e correções. Entendemos que os resultados não refletem a nossa realidade, pelos seguintes motivos:

  • Dados coletados são de 2023: Os dados coletados se baseiam nos registros salariais do e-Social de 2023, os quais já não refletem a realidade atual da empresa.
  • Tempo de casa: As informações constantes do relatório não consideram o tempo de serviço em que os empregados estão na Aperam. Portanto, os dados não refletem os direitos e garantias adquiridos, como os estabelecidos em negociações coletivas dentro da categoria.
  • Senioridade: A disposição das informações no relatório não possibilita destacar as variações salariais que normalmente surgem com o aumento do tempo de ocupação do empregado em determinadas posições de trabalho. Assim, o relatório não leva em conta a senioridade em uma posição, que é um indicador significativo de experiência acumulada e também legalmente permitida.
  • Conceito de salário médio agrupando valores atribuídos à extras: As informações apresentadas nos percentuais não levam em consideração as variações em verbas como horas extras, periculosidade, insalubridade, adicional noturno, entre outras.
  • Agrupamento por Classificação Brasileira de Ocupações (CBO): Essa classificação reúne diferentes níveis e tipos de profissões e de trabalho (cargos/departamentos) em um mesmo grande grupo, o que também causa imprecisão nos resultados.
  • Agrupamento por CNPJ de filiais com mais de 100 empregados: No caso da Aperam não está incluído no relatório do MTE todas as unidades da nossa empresa com menos de 100 empregados.

Esse agrupamento de funções e senioridades diversas sem considerar a política salarial da empresa e cenário atual, resulta em distorções estatísticas que não traduzem a realidade da Aperam.

A Aperam não tolera e nem permite nenhum tipo de discriminação.

A Aperam reitera seu compromisso em criar um ambiente de trabalho onde a diversidade seja valorizada, a igualdade seja promovida e cada indivíduo seja respeitado.

Continuaremos a trabalhar ativamente para garantir que esses princípios guiem todas as nossas práticas e decisões, contribuindo para um futuro mais inclusivo e justo para todos.

Além disso, destacamos que quaisquer dúvidas ou modificações futuras no relatório serão prontamente analisadas e incorporadas ao site da empresa. Isso demonstra nosso compromisso constante com a exatidão e a transparência dos nossos dados, em conformidade com as diretrizes dos órgãos governamentais.

Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023, ao Decreto nº 11.795, e a Portaria MTE Nº 3.714, divulgamos o relatório de igualdade salarial elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), observadas as ressalvas acima destacadas.

Arquivos dos relatórios: