Portal de Compras    •   Site Corporativo
Pesquisar
Close this search box.

Novidades da Aperam

O inox nos laticínios

No Brasil, a indústria dos laticínios está entre as que mais movimentam a economia e o aço inoxidável é o grande aliado na produção do leite e seus derivados. Além de possuir as propriedades ideais para garantir a segurança alimentar e manutenção dos sabores originais dos alimentos, o fato de ser lavável e a vantagem econômica gerada pela resistência à corrosão tornam o material a melhor escolha para diversas etapas do processo.

Conheça algumas dessas aplicações:

 

Pasteurização: para o resfriamento de produtos como leite, iogurte e manteiga, a neutralidade química e biológica do inox aparece como grande aliada. O material, que possui acabamento superficial com baixa rugosidade, também é a opção ideal para se evitar a proliferação de bactérias.

 

Trocadores de calor: a produção de queijos e manteigas demandam altas temperaturas (elas podem chegar aos 130 graus) e os trocadores de calor utilizados nesse processo tendem a ser feitos de um velho conhecido: o aço inoxidável. O material é escolhido por atender aos requisitos sanitários demandados e também por permitir fácil inspeção.

 

Ultrafiltragem: a presença de bactérias, coalhos, proteínas e sais demanda a inclusão de equipamentos de ultrafiltragem no processo produtivo de queijos, visando à purificação do alimento. Os racks em aço inoxidável são uma escolha usual para esse processo, especialmente pela alta resistência à corrosão.

 

– Maturação: tanques limpos e esterilizados são peças fundamentais dos laticínios e a realização dos procedimentos de limpeza costumam acarretar grandes pressões. O inox é escolhido para essa finalidade pela grande resistência à deformação mecânica que possui, eliminando os riscos de vazamentos.

 

Empacotamento: o processo de embalagem do leite e seus derivados é feito com máximo cuidado, uma vez que os equipamentos utilizados não podem passar cheiro ou mudar o gosto dos produtos, por exemplo. Nesse processo, o inox é a melhor opção, uma vez que assegura que as propriedades originais desses alimentos sejam mantidas.

Compartilhar: