Vamos juntos celebrar as conquistas do presente e a esperança de um futuro cada vez mais próspero!

Neste Natal, celebramos não apenas o fim de mais um ano, mas também o marco de 80 anos de história, repleto de conquistas, superação e um compromisso inabalável com nossos colaboradores. Para esta data especial, preparamos um Kit de Natal comemorativo e exclusivo, em agradecimento a cada um que faz parte dessa trajetória. Mais do que uma lembrança, ele simboliza o cuidado da Aperam com quem constrói o seu sucesso dia após dia, reconhecendo o esforço e a dedicação de todos.

Vamos juntos, celebrar as conquistas do presente e manter a força que nos impulsiona rumo a novos desafios, renovando, a cada dia, nosso compromisso com o bem-estar de nossas famílias e de nossa comunidade.

Receitas

Itens do Kit

Deixe sua mensagem de Boas Festas!

Vamos juntos, celebrar as conquistas do presente e manter a força que nos impulsiona rumo a novos desafios, renovando, a cada dia, nosso compromisso com o bem-estar de nossas famílias e de nossa comunidade.

Veja as mensagens deixadas por nossos colaboradores:

O que fazer com os restos da ceia?

Você sabia que pode usar os talos das verduras em suas receitas? Normalmente, eles são descartados, mas podem ser aproveitados de várias formas, criando pratos nutritivos.

Você pode picar os talos fininhos e usá-los em assados. Também pode misturá-los com tempero e azeite, fazer uma base de massa ou pão, cobrir com queijo e levar ao forno. Confira a minha receita de queijo vegano!

Outra opção é fazer bolinhos com talos. Basta bater no liquidificador até virar uma pasta, adicionar ovos e farinha, modelar os bolinhos e fritar ou assar.

Você também pode fritar os talos simples, lavados e mergulhados na gordura quente. Ou empaná-los com ovo e farinha.

Talos de couve, brócolis, taioba, beterraba, espinafre e agrião são ótimos para essas receitas!

Restos de alimentos, como carnes (para quem come), legumes e verduras, podem se transformar em recheios deliciosos para tortas salgadas e doces.

Para uma torta salgada, misture os ingredientes, prepare uma massa e asse. Torta de pão de forma é uma opção simples e prática. Deixe o recheio mais molhadinho para dar suculência.

Nas tortas doces, você pode usar cascas de frutas como maçã, banana, abóbora, abacaxi e goiaba.

Talos de couve, casca de maçã, cenoura, abacaxi e outros resíduos podem virar sucos deliciosos. Você pode preparar na hora ou congelar os ingredientes. Depois, basta adicionar água e açúcar. O suco ficará bem gelado e nutritivo. Se preferir, peneire e consuma só o líquido.

Que tal fazer bolo com cascas de frutas? Existem receitas com casca de abacaxi, banana, laranja, abóbora e maçã. Pesquise na internet antes de descartar as cascas. Assim, você pode preparar um bolo delicioso para o café da tarde!

Reaproveite sobras de comida fazendo bolinhos. O arroz que sobrou pode ser misturado com ovo, farinha e tempero para virar bolinhos fritos ou assados. Também dá para fazer bolinhos com feijão, abóbora e outros legumes.

Sobras de carne e legumes são perfeitas para uma sopa nutritiva e quente. Você pode usar as sobras do churrasco ou simplesmente fazer uma sopa cremosa com legumes.

Uma ótima receita para reaproveitar alimentos é o arroz de forno. Misture o arroz restante com cebola, requeijão e outros ingredientes que sobram. Coloque em uma travessa, cubra com mussarela e asse até dourar. Pronto para saborear!

Cascas e talos não precisam ser jogados fora. Você pode fazer adubo orgânico com eles. Se tem um quintal, pode enterrá-los na terra ou usar uma composteira. Em espaços urbanos, a compostagem é uma ótima opção. Ela transforma restos de alimentos em adubo, aproveitando melhor o lixo.

Se não tem espaço para uma composteira grande, use dois potes de sorvete. Faça furos no fundo de um, coloque terra e os restos de alimentos triturados. Cubra com mais terra e tampe. Em cerca de 40 dias, você terá adubo orgânico para suas plantas.

Além disso, o chorume (líquido que escorre da compostagem) pode ser usado como fertilizante ou pesticida natural. Para usar, dilua o chorume em água: 1 parte de chorume para 10 partes de água para regar as plantas ou 1 parte de chorume para 1 parte de água para combater pragas.

Essas dicas ajudam a evitar desperdícios e tornam sua cozinha mais sustentável!