Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita abre inscrição para Edital de Projetos 2020

Iniciativas serão apoiadas nas regiões de atuação e abrangência da Aperam no Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha

Estão abertas as inscrições para o  Edital de Projetos 2020 da Fundação Aperam Acesita.  O Edital tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos e iniciativas sociais que propiciem a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America e Aperam BioEnergia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de setembro.

Diferentemente de anos anteriores, o Edital 2020 terá procedimento de inscrição online, em função da pandemia. 

Organizações interessadas deverão baixar os formulários no site da Aperam ou solicitá-los pelo e-mail fundacao.promocaosocial@aperam.com. A leitura cuidadosa de todas as informações constantes no Regulamento Geral pelos participantes é indispensável para que todas as orientações sejam seguidas corretamente.

Os projetos que serão inscritos no Edital deverão ter foco em pelo menos uma destas áreas: práticas de educação, formação e informação; ambientais e ecológicas; qualificação profissional e geração de renda; cidadania e direitos humanos. Podem participar pessoas jurídicas sem finalidade econômica, regularmente constituídas, com pelo menos um ano de funcionamento. 

“Temos como compromisso o desenvolvimento sustentável dos municípios localizados nas áreas de atuação da Aperam. Por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, conseguimos apoiar instituições e associações que estão desenvolvendo ações sociais para promover a melhoria das condições de comunidades das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha”, explica o presidente da Fundação, Venilson Vitorino.

Desde sua criação, em 2012, o Edital de Projetos já beneficiou mais de 10.000 pessoas, com mais de 90 projetos selecionados. Iniciativas foram apoiadas nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, com projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação e do atendimento prestado pelas organizações, fomento à cultura, qualificação profissional e geração de renda.

No ano passado, a Fundação Aperam Acesita contemplou o maior número de projetos aprovados já apoiados pelo Edital desde sua criação, contribuindo com 14 organizações sociais e beneficiando um público de quase 3 mil pessoas. As organizações que receberam apoio direcionaram as iniciativas em todos os focos abordados pelo Edital, sendo que os projetos relacionados à cidadania e direitos humanos tiveram predominância.

O Instituto Presbiteriano do Vale do Aço (IPREVAL) participou do Edital de Projetos 2019 com o projeto “Pintando o Sete”. A iniciativa capacitou 30 jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho como pintores profissionais. “Desenvolvemos esse projeto para suprir a carência de profissionalização de jovens localizados em Timóteo e Coronel Fabriciano. Hoje três meses após o curso ter finalizado alguns dos alunos já estão empregados na área”, conta Cristiane Martins, que coordenou a iniciativa.

No Vale do Jequitinhonha, o projeto “Água, um direito de todos”, promoveu a melhoria do fornecimento hídrico na região e beneficiou diretamente 28 famílias na comunidade quilombola de Quilombo e Santiago. “Com os recursos do Edital de Projetos 2019, conseguimos garantir a continuidade do abastecimento dos moradores do Quilombo e renovar a rede da comunidade de Santiago, que era antiga e não estava em bom estado de conservação. Estamos muito gratos e felizes com o resultado da parceria”, comemora a presidente da Associação Quilombola de Quilombo (Aspoqui), Ana Moreira dos Santos.

O Projeto “Trabalho, Renda, Sustentabilidade e Inclusão no Campo” da Associação dos Apicultores de Minas Novas (AAPIMN),  por meio dos recursos do Edital de Projetos, viabilizou matéria-prima e equipamento de segurança para os produtores desenvolverem a atividade apícola na região. “Nosso objetivo é promover o uso múltiplo da floresta para fortalecer de forma sustentável a cadeia produtiva do mel. Com as técnicas de manejo mais adequadas e os materiais necessários, conseguimos aumentar de forma significativa a produção no ano passado, gerando mais empregos e renda para o município”, ressalta José Júlio Lourenço Sampaio, presidente da AAPIMN.

Edital de Projetos 2020

Inscrições: até 20 de setembro

Edital: fundacao.promocaosocial@aperam.com ou baixados no site: 

https://brasil.aperam.com/sustentabilidade/fundacao-aperam-acesita/editaldeprojetos/

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin