Entre os principais benefícios gerados pela utilização das fontes de energia renovável, estão a sustentabilidade e a sua disponibilidade por tempo ilimitado. Em todo o planeta, as fontes energéticas desse tipo estão sendo adotadas em ritmo crescente, com o objetivo de atender ao grande consumo frente aos recursos naturais limitados.
O aço inoxidável está presente em boa parte dos modelos de energia renovável adotados no Brasil e no mundo.
Conheça algumas das suas aplicações:
Aquecedores solares – na mais popular das opções de energia renovável utilizadas no Brasil, o aço inoxidável é presença garantida em pelo menos duas peças: as placas coletoras de energia e o reservatório de água aquecido por elas. Além de resistir às mudanças constantes de temperatura e clima, o inox agrega durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção a esses equipamentos.
Energia eólica – a força dos ventos movimenta aerogeradores que, por sua vez, acionam geradores elétricos que produzem energia limpa e renovável. Esse é o conceito que está por trás da geração de energia eólica. O aço inoxidável costuma ser a opção utilizada aqui para unir as pás das turbinas, proporcionando menor espessura e maior resistência, estabilidade e durabilidade aos equipamentos.
Hidrelétricas – nas usinas hidrelétricas, os rotores costumam ser construídos em aço inoxidável, material que amplia a vida útil da peça e reduz a necessidade de manutenção. É este o equipamento que recebe água dos rios e transforma energia potencial em mecânica para, na sequência, ser convertida em elétrica. O material foi o escolhido para a aplicação, por exemplo, no rotor da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que deve entrar em operação em 2019 (a peça possui dimensões estratosféricas: cinco metros de altura, oito de largura e peso de 320 toneladas).