Novidades da Aperam

ENDUR 300®, solução inovadora em aço inox da Aperam, otimiza o transporte de cargas no Brasil

Aço inox de alta resistência da Aperam completa 2 anos no mercado trazendo ganhos em eficiência e sustentabilidade para diversos segmentos

O consumo de aço inoxidável no Brasil, ainda pequeno, tem grande potencial de crescimento, seguindo a tendência mundial. Após a diminuição da produção em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a indústria se recuperou e opera em um cenário favorável, com abastecimento normalizado e aumento da demanda. Um dos segmentos mais promissores para aplicação do inox tem sido o de transporte de cargas, dentro dos mercados de construção civil, mineração e agronegócio. Com robustos investimentos em P&D, a Aperam South America tem oferecido soluções inovadoras para substituir o aço carbono comum por produtos que trazem um enorme avanço em eficiência e sustentabilidade para esses mercados. 

A inovação de maior destaque, nesse contexto, é o ENDUR 300®, primeiro aço inoxidável de alta resistência do mundo, que completou dois anos de lançamento propiciando altos ganhos de eficiência a um custo atrativo. 

O ENDUR 300® foi criado pelas equipes de Desenvolvimento e Centro de Pesquisas da Aperam em sua planta industrial em Timóteo, no Vale do Aço (MG), e lançado ao mercado em 2019, na Exposibram, uma das maiores feiras de mineração da América Latina. Feito com liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, tem excelente desempenho como matéria-prima para equipamentos e estruturas que sofrem deterioração devido à umidade. Desde o seu lançamento, sua eficiência tem sido comprovada em diversos segmentos, especialmente os de vagões ferroviários de carga e caçambas basculantes de caminhões. A sua alta resistência à corrosão elimina o desperdício de carga, que antes era causado por furos, e sua aplicação reduz o peso das caçambas e facilita a limpeza e a manutenção. 

“Nosso material apresenta um ganho de vida útil de no mínimo três vezes em relação aos  aços convencionais. Na prática, significa dizer que uma caçamba feita com aço comum tem vida útil entre cinco e dez anos, podendo necessitar de reparos já no primeiro ano de vida. Nosso produto oferece três vezes mais durabilidade, tornando-se altamente sustentável do ponto de vista econômico e ambiental para as empresas transportadoras de granéis sólidos, que vão ter de gastar menos com paradas e manutenções dos equipamentos”, pontua o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo S. Porto. 

Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, Roberto Guida, o aço inox de alta resistência da empresa é especialmente indicado na fabricação de caçambas usadas no transporte de minérios e grãos com umidade; lamas e lodos diversos; esterco animal; resíduos sólidos urbanos (lixo); areia e brita molhados. “Observamos também que a superfície mais lisa do inox proporciona um melhor deslizamento das cargas, além, é claro, de um aspecto superficial melhor e mais higiênico”, diz.

Inserção no mercado 

As primeiras aplicações em dois anos de lançamento do ENDUR 300® foram em vagões ferroviários e caçambas para o transporte de carvão mineral e minério de cobre. Já estão em operação, no Brasil, mais de 120 veículos com caçambas que receberam a aplicação do produto e, neste mês, a empresa fornecerá 150 toneladas para a produção de outras 120 caçambas por uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do país.

Clientes como a empresa D’Granel Transportes também reforçam a satisfação com o produto. Nas palavras do CEO Flávio Morais: “Para a D’Granel Transportes, é um privilégio contar com a parceria da Aperam, especialmente agora por sermos fornecedores e clientes. Tivemos uma grata satisfação em sermos escolhidos para testar o aço ENDUR. Por conhecer nosso papel no segmento de transportes, uma de nossas diretrizes é a responsabilidade ambiental. Esse produto nos permite agir como uma empresa com boas práticas ambientais, pois estamos sempre em busca de sermos reconhecidos também como referência em sustentabilidade”.

Aço Verde Aperam

Além de todos os atributos, o ENDUR 300® se diferencia no quesito sustentabilidade porque tem a marca Aço Verde Aperam, utilizando 100% de carvão vegetal como matéria-prima. O carvão é extraído das florestas renováveis de eucalipto cultivadas pela Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha (MG), certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®), garantindo que toda a madeira é produzida de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Fenatran e Aço Brasil 2021

Os benefícios do ENDUR 300® e os cases de sucesso já em curso com o seu uso serão apresentados na Feira Nacional de Transportes (Fenatran), a maior da América Latina sobre implementos rodoviários para caminhões, entre 16 e 20 de novembro (fenatran.com.br). A Aperam também marcará presença no Congresso Aço Brasil 2021 (acobrasil.org.br/congressoacobrasil), maior evento do setor siderúrgico realizado no país, que acontece hoje, dia 29 de setembro, de forma on-line e gratuita, discutindo as principais inovações do setor. O evento é promovido pelo Instituto Aço Brasil (IABr), do qual a Aperam é uma das principais associadas.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin