O Instituto do Inox, em parceria com a Fundação Aperam Acesita, deu início à capacitação de duas turmas no Curso de soldagem TIG e acabamento de aços inoxidáveis. Desta vez, ao invés de 40 horas, como no curso anterior, a capacitação será promovida de forma extensiva, totalizando 100 horas. Essa carga horária será distribuída entre teoria e prática em sala de aula.
O curso, que tem como objetivo gerar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, proporciona aprendizagem para quem ainda não possui conhecimento na área, mas também amplia e atualiza os conhecimentos de quem já está na área.
Esse é o caso da empresária Sônia Lima, que trabalha com o aço inox há oito anos. “Eu e meu esposo fazemos praticamente tudo na nossa empresa. Desde a administração até a elaboração das peças em inox”, conta Sônia, a única mulher do curso. “Então, esse curso vem acrescentar muito à nossa vida profissional, à nossa empresa”, considerou. De acordo com a empresária, “é muito difícil encontrar mão de obra qualificada na região, por isso me predispus a aprender sobre solda”.
“Quando se observa um soldador, os equipamentos de segurança, máscara de solda, avental, entre outros equipamentos, pode dar impressão de que a atividade de solda é um trabalho pesado e agressivo, e isso não é verdade.
O Aço inox é uma liga especial e exige que somente pessoas capacitadas o manuseie”, afirma o coordenador de projetos da Fundação Aperam Acesita, Fabiano Sousa Araújo. Segundo enfatiza, o processo de soldagem TIG independe da força física. O segredo para a qualidade da solda, segundo ele, é a paciência e o capricho de quem executa o trabalho.