Esqueça os banheiros públicos tradicionais, geralmente feitos de plástico, com limitações no que se refere à durabilidade, acessibilidade e higienização. Desde janeiro, uma nova opção para o equipamento, feita inteiramente em aço inoxidável, está sendo testada pela Prefeitura de São Paulo.
O projeto foi desenvolvido pela empresa PeeBox, especializada justamente na fabricação dos conhecidos banheiros químicos de plástico. “Notamos que os banheiros químicos, destinados a eventos e ações itinerantes, para o uso no curto prazo, estavam sendo incorporados a praças, feiras e pontos de ônibus de muitas cidades, utilizações que não se enquadravam à finalidade do produto. A partir desta constatação, fomos pesquisar modelos diferentes de banheiros, adotados em cidades europeias, como Paris, Londres e Amsterdã. Junto a uma empresa brasileira de design, criamos uma opção, inspirada no que vimos por lá, que se adapta à realidade local”, explica Plínio Pimentel, diretor da PeeBox.
Escolhido por aliar a beleza e resistência, o aço inoxidável está presente não apenas na parte externa, mas em todo o equipamento. O espelho em inox polido, por exemplo, assegura a conservação da peça por um longo período, sem risco de quebrar ou gerar acidentes. Vaso sanitário, mictório, pia e fraldário também foram fabricados em aço inoxidável.
O banheiro piloto, instalado na Praça Dom José Gaspar, no centro de São Paulo, já recebe cerca de 800 pessoas por dia, das 7h30 às 21h30. Planejado
Opção
A cidade de São Paulo abriga outro protótipo de banheiro público, que une aço inoxidável ao concreto pré-fabricado. Em fase de testes até o dia 25 de fevereiro, no Largo do Arouche, o equipamento projetado pela empresa JCDecaux utiliza inox em suas estruturas internas.