Na noite da última quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Fundação Aperam Acesita inaugurou a 22ª edição da tradicional exposição Essas Mulheres. Reunindo 34 artistas e 75 obras com tema livre, os participantes retrataram em suas criações a representatividade da mulher na sociedade.
Expositora desde a segunda edição do evento, a professora de artes Fátima Santos levou para a mostra duas telas. “Para a gente, é muito bom participar de uma exposição como essa. É uma grande oportunidade de divulgar o nosso trabalho”, destacou a artista.
Uma de suas obras em exibição, Retrato de uma amiga, homenageia sua amiga Maria José, que também é aluna e expõe na mostra. “Esse foi um presente de aniversário que a Fátima me deu. Fiquei surpresa quando recebi o trabalho, foi uma linda homenagem”, ressalta a amiga e aluna Maria José Cabral Ruback.
O dia 8 de março é comemorado no mundo todo para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao passar dos anos, bem como reafirmar os direitos das mulheres. A Fundação Aperam Acesita percebe a data como uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a valorização da mulher, representada pelo grupo de artistas da região e ao mesmo tempo, divulgar os talentos femininos em homenagem ao Mês da Mulher.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a cada ano a exposição revela a evolução do talento das artistas regionais. “Sempre me impressiono com as obras. Mesmo passando por 22 edições, sempre encontramos obras que nos surpreendem e emocionam profundamente”.
A entrada é gratuita e a exposição fica no Centro Cultural da Fundação até o dia 9 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.