Já parou para pensar no resíduo que geramos ao tomar café expresso proveniente de cápsula? Pois, todos os anos, 10 milhões de cápsulas são descartadas no mundo. Colocadas lado a lado, poderiam dar 11 voltas ao mundo. Uma alternativa ecológica a essa montanha de resíduos são os estojos reutilizáveis, produzidos em aço inox. Com aceitação crescente em países como Estados Unidos e Alemanha, o produto ainda é novidade no Brasil.
A Tostio é uma marca brasileira que produz as cápsulas com o aço inox cirúrgico 316L, o que colabora para a extração, aroma e sabor do café. “O material confere propriedades ideais para o produto, pois possui o menor nível de oxidação. Todas as peças são feitas em equipamento de alta precisão, o que garante um alto nível de qualidade”, destaca Eduardo Aló, sócio da marca.
Já a Santo Cafezinho aposta na sustentabilidade. “A durabilidade do aço inox é uma grande vantagem, que contribui para diminuir a geração de resíduos”, aponta a responsável pela operação no Brasil, Bruna Lorio. Ambas as empresas vendem o item para máquinas Nespresso e estão estudando a produção para Dolce Gusto.
Múltiplas vantagens
Além dos benefícios já apontados, as cápsulas em aço inox podem ser preenchidas com o seu café favorito e sua reutilização pode gerar a até 70% de economia.