Novidades da Aperam

Transitolândia completa 20 anos

20/09/2018

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com a 85ª Cia da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano e Saritur, comemoraram na manhã da última terça-feira (18), no teatro da Fundação, o aniversário de 20 anos da Transitolândia.

O evento, que marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, fez uma homenagem aos colaboradores das duas décadas do projeto Transitolândia, além de apresentar em vídeo uma retrospectiva das ações realizadas ao longo desses anos.

Criado em 1998, o projeto Transitolândia é desenvolvido em 22 escolas públicas e particulares de Timóteo e desde 2016 atende também os municípios de Jaguaraçu e Marliéria, tendo como público-alvo alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Até o ano passado, o projeto beneficiou um público de mais de 63 mil alunos, professores e comunidade em geral. O trabalho realizado ao longo desses anos envolveu diversas formas de sensibilização como palestras, blitzes educativas, visitas orientadas, concursos, passeatas, entre outros.

O objetivo da Transitolândia é sensibilizar os alunos quanto à sua atuação como pedestre e ciclista, visando o desenvolvimento de sua responsabilidade enquanto cidadão, além de influenciar os adultos, por meio das crianças, para melhoria de sua atuação no trânsito.

“As ações do projeto Transitolândia vão além do trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Os alunos têm a oportunidade de visitar a Transitolândia, um espaço modelo para o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum da cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, faixas elevadas e calçadas, em menor escala. educação é fundamental para a qualidade do trânsito. A melhor forma de atingir o ser humano é começar pelas crianças, pois nessa fase, elas absorvem mais fácil às informações e passam a ser multiplicadores”. destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

De acordo com o Major Werner Leonardo, os resultados no trânsito na cidade de Timóteo têm sido positivos, levando-se em conta a redução de acidentes de trânsito no município. “Esse é o espelho de um trabalho que vem sendo feito durante essas duas décadas, de reflexo muito positivo. Os ensinamentos aqui transmitidos são disseminados para além do ambiente onde é desenvolvido o projeto, alcançando outros cidadãos que não participaram diretamente dessa iniciativa”.

O evento também marcou o encerramento do projeto Transitolândia 2018, que atendeu mais de 1.100 alunos das escolas públicas e particulares das cidades de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria.

Semana Nacional do Trânsito

Durante o evento da Transitolândia, foi dada a largada para a Semana Nacional do Trânsito. O Contran – Conselho Nacional de Trânsito definiu para a campanha de 2018 o tema “Nós somos o trânsito”. O slogan chama a atenção da população para a responsabilidade que cada pessoa precisa ter para que o trânsito seja mais seguro. A mensagem é ainda um convite à comunidade para que esteja presente em todas as iniciativas voltadas à segurança no trânsito de todo o país.

Compartilhar: