Novidades da Aperam

Seminário de Aprendizagem Ativa prepara alunos para o ENEM

10/11/2017

Desde a última semana,  a Fundação Aperam Acesita e a Faculdade Única de Timóteo, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, vêm promovendo simulados em forma de aulão para preparação dos alunos para o Enem 2017. Os alunos são das escolas estaduais: São Sebastião, Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, João Cotta e Horto Belém.

A atividade integra a programação da terceira etapa do Seminário de Aprendizagem Ativa, promovido com o objetivo de auxiliar os estudantes que estão se preparando para mais uma fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo.

Em suas duas primeiras fases, o projeto capacitou os educandos para aplicar a metodologia dentro de sala de aula. Agora, nessa nova etapa, está sendo apresentado aos estudantes o Peer Instruction, um método que busca despertar o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estimula a interação da classe.

Durante o aulão, os alunos estão tendo oportunidade de revisar questões que já caíram no Enem. Segundo avaliação dos professores, o desempenho dos alunos foi surpreendente. Todos participaram de forma bem dinâmica de todas atividades, aprendendo e interpretando as questões propostas em sala. Os estudantes discutiram as atividades propostas buscando acertar na solução dos problemas apresentados.

Estão sendo disponibilizadas para os alunos provas com questões de todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem (linguagens, códigos, ciências humanas,  matemática e ciências da natureza e suas tecnologias).

Flávia Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, destaca que a soma dos esforços entre os parceiros realizadores dessa ação figura entre os aspectos mais importantes do trabalho. “O objetivo foi mostrar e trabalhar o método  de forma interativa e dinâmica, aproveitando a oportunidade de se preparar para o Enem, facilitando a aprendizagem dos alunos. Estamos confiantes que, nesta reta final do Enem, muitos alcançarão os resultados esperados”, finaliza.

O aulão integrou a programação da terceira etapa do Seminário de Aprendizagem Ativa
Compartilhar: