fbpx

Novidades da Aperam

Raio-X: especialistas em inox

Com anos de atuação no mercado nacional, o Instituto do Inox e a Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox) se firmaram como referências técnicas no que diz respeito ao uso do aço inoxidável.

Ao longo das últimas décadas, as entidades desenvolveram inúmeros estudos e acompanharam de perto o desempenho do material nas mais diversas situações.

Como resultado, as instituições reúnem especialistas altamente capacitados, prontos para compartilhar com profissionais dos mais diversos setores as vantagens e as oportunidades oferecidas pelo inox.

Saiba mais sobre as estruturas:

Instituto Inox 2

Instituto do Inox

Sede em Timóteo, MG

Site: www.institutodoinox.com.br

Mantido pela Fundação Aperam Acesita (braço social da Aperam South America), em parceria com a Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo, o Instituto do Inox possui mais de 20 anos de história no Vale do Aço.

É reconhecido pela formação profissional de moradores da região, especialmente por meio do curso de “Operadores Siderúrgicos”, que amplia as chances de ingresso no ramo da siderurgia.

Nos últimos anos, o Instituto intensificou o trabalho voltado à capacitação de empresas e profissionais que desejam aperfeiçoar o modo como utilizam aço inoxidável ou, ainda, para aqueles interessados em começar a aplicar o produto. Isso se dá pelo trabalho conjunto com o time de especialistas do Centro de Pesquisas da Aperam – que atuam no desenvolvimento das capacitações e estudos liderados pelo Instituto –, além de um contato próximo com universidades, participando inclusive de projetos pioneiros que visam a ampliar as oportunidades de aplicação do inox, como é o caso do desenvolvimento de equipamentos que integram o processo de beneficiamento do café, junto à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Como principais destaques das capacitações ofertadas, estão a customização das atividades, visando a assegurar que os participantes desenvolvam exatamente as habilidades de que necessitam, junto à garantia de módulos práticos em todos os treinamentos.

“Os profissionais que passam pelos cursos ofertados pelo Instituto do Inox estão prontos para colocar o aprendizado em prática e imediatamente colher os benefícios da expertise que compartilhamos. Esse é um diferencial que se soma ao compromisso de formatar capacitações que atendam exatamente às necessidades dos clientes”, resume Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.

logo-abinox-04 (1)

Abinox

Sede em São Paulo, SP

Site: www.abinox.org.br

A Associação Brasileira do Aço Inoxidável iniciou suas atividades há mais de 30 anos (sob a denominação Núcleo Inox), com o objetivo de promover, incentivar e proteger a utilização dos diversos tipos de inoxidáveis no Brasil. Hoje, o foco está em incrementar o consumo do material, o que ocorre por meio de ações de marketing e consultoria técnica, por exemplo.

Fóruns e grupos de trabalho são promovidos frequentemente entre os profissionais das empresas relacionadas ou interessadas no inox, direcionando-os às mais diversas áreas de interesse e aplicação do material.

Desde 2015, foi intensificado o investimento em educação e treinamento, com a oferta de cursos e palestras que visam a compartilhar conhecimentos sobre o inox, suas propriedades, vantagens e aplicações. Há desde cursos presenciais (ofertados na cidade de São Paulo), até capacitações online e palestras técnicas, presenciais ou via web.

Na área da educação, é destaque um convênio firmado entre a Abinox e a Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que permite a oferta regular de cursos extracurriculares sobre aços inoxidáveis aos estudantes. Além de aulas teóricas e práticas no laboratório de metais, um seminário técnico é promovido, assegurando que os alunos apresentem protótipos feitos em laboratórios e mantenham contato com especialistas do setor. Para 2019, o objetivo é dar início a um programa semelhante na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), direcionado aos alunos do curso de Design.

“A Abinox se preocupa em montar uma agenda de capacitações que atenda a todos os que se interessam pelo aço inoxidável: desde aqueles que possuem pouco conhecimento e começam a se interessar pelo material, até aqueles que já o utilizam, mas desejam se aprimorar e elevar seus ganhos. Nosso foco está em contribuir com o desenvolvimento do mercado de inoxidáveis no Brasil”, garante Paulo Ricardo Andrade, diretor executivo da Abinox.

Os cursos presenciais são sempre ofertados aos sábados, de modo a atender a um maior número de interessados. Descontos são garantidos aos profissionais associados à instituição. Em 2019, a Abinox pretende ampliar a disponibilização de atividades online – um curso gratuito, em módulos, sobre a aplicação do inox nos ramos da Arquitetura e Construção civil, será disponibilizado em breve e você pode saber mais sobre ele clicando aqui

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.