Novidades da Aperam

Raio-X: especialistas em inox

Com anos de atuação no mercado nacional, o Instituto do Inox e a Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox) se firmaram como referências técnicas no que diz respeito ao uso do aço inoxidável.

Ao longo das últimas décadas, as entidades desenvolveram inúmeros estudos e acompanharam de perto o desempenho do material nas mais diversas situações.

Como resultado, as instituições reúnem especialistas altamente capacitados, prontos para compartilhar com profissionais dos mais diversos setores as vantagens e as oportunidades oferecidas pelo inox.

Saiba mais sobre as estruturas:

Instituto Inox 2

Instituto do Inox

Sede em Timóteo, MG

Site: www.institutodoinox.com.br

Mantido pela Fundação Aperam Acesita (braço social da Aperam South America), em parceria com a Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo, o Instituto do Inox possui mais de 20 anos de história no Vale do Aço.

É reconhecido pela formação profissional de moradores da região, especialmente por meio do curso de “Operadores Siderúrgicos”, que amplia as chances de ingresso no ramo da siderurgia.

Nos últimos anos, o Instituto intensificou o trabalho voltado à capacitação de empresas e profissionais que desejam aperfeiçoar o modo como utilizam aço inoxidável ou, ainda, para aqueles interessados em começar a aplicar o produto. Isso se dá pelo trabalho conjunto com o time de especialistas do Centro de Pesquisas da Aperam – que atuam no desenvolvimento das capacitações e estudos liderados pelo Instituto –, além de um contato próximo com universidades, participando inclusive de projetos pioneiros que visam a ampliar as oportunidades de aplicação do inox, como é o caso do desenvolvimento de equipamentos que integram o processo de beneficiamento do café, junto à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Como principais destaques das capacitações ofertadas, estão a customização das atividades, visando a assegurar que os participantes desenvolvam exatamente as habilidades de que necessitam, junto à garantia de módulos práticos em todos os treinamentos.

“Os profissionais que passam pelos cursos ofertados pelo Instituto do Inox estão prontos para colocar o aprendizado em prática e imediatamente colher os benefícios da expertise que compartilhamos. Esse é um diferencial que se soma ao compromisso de formatar capacitações que atendam exatamente às necessidades dos clientes”, resume Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.

logo-abinox-04 (1)

Abinox

Sede em São Paulo, SP

Site: www.abinox.org.br

A Associação Brasileira do Aço Inoxidável iniciou suas atividades há mais de 30 anos (sob a denominação Núcleo Inox), com o objetivo de promover, incentivar e proteger a utilização dos diversos tipos de inoxidáveis no Brasil. Hoje, o foco está em incrementar o consumo do material, o que ocorre por meio de ações de marketing e consultoria técnica, por exemplo.

Fóruns e grupos de trabalho são promovidos frequentemente entre os profissionais das empresas relacionadas ou interessadas no inox, direcionando-os às mais diversas áreas de interesse e aplicação do material.

Desde 2015, foi intensificado o investimento em educação e treinamento, com a oferta de cursos e palestras que visam a compartilhar conhecimentos sobre o inox, suas propriedades, vantagens e aplicações. Há desde cursos presenciais (ofertados na cidade de São Paulo), até capacitações online e palestras técnicas, presenciais ou via web.

Na área da educação, é destaque um convênio firmado entre a Abinox e a Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que permite a oferta regular de cursos extracurriculares sobre aços inoxidáveis aos estudantes. Além de aulas teóricas e práticas no laboratório de metais, um seminário técnico é promovido, assegurando que os alunos apresentem protótipos feitos em laboratórios e mantenham contato com especialistas do setor. Para 2019, o objetivo é dar início a um programa semelhante na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), direcionado aos alunos do curso de Design.

“A Abinox se preocupa em montar uma agenda de capacitações que atenda a todos os que se interessam pelo aço inoxidável: desde aqueles que possuem pouco conhecimento e começam a se interessar pelo material, até aqueles que já o utilizam, mas desejam se aprimorar e elevar seus ganhos. Nosso foco está em contribuir com o desenvolvimento do mercado de inoxidáveis no Brasil”, garante Paulo Ricardo Andrade, diretor executivo da Abinox.

Os cursos presenciais são sempre ofertados aos sábados, de modo a atender a um maior número de interessados. Descontos são garantidos aos profissionais associados à instituição. Em 2019, a Abinox pretende ampliar a disponibilização de atividades online – um curso gratuito, em módulos, sobre a aplicação do inox nos ramos da Arquitetura e Construção civil, será disponibilizado em breve e você pode saber mais sobre ele clicando aqui

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu