Novidades da Aperam

Pronto para transformar

09/02/2017

Em 7 de fevereiro, um evento realizado na Usina da Aperam South America, em Timóteo, com a presença de clientes e representantes de entidades – como Abinee, IPT e Fiemg –, marcou o lançamento oficial do HGO.

O aço elétrico de grão superorientado, produzido com exclusividade pela Aperam na América Latina, é o resultado do investimento de 19 milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento e deverá se refletir diretamente no consumo do material no Brasil. Utilizado especialmente na construção de transformadores de energia, o novo produto da Aperam possui características que permitem a fabricação de equipamentos menores, mais eficientes e capazes de emitir menos ruídos (leia mais sobre o produto aqui).

A seguir, alguns clientes que foram à Usina de Timóteo conhecer de perto o desenvolvimento do produto apresentam suas expectativas.

 

“O aço elétrico de grão superorientado é um material raro e difícil de encontrar em todo o mundo. Com o lançamento do GoCore, a oferta do produto certamente será modificada, em especial para empresas situadas no Brasil, como é o caso da ABB. Hoje, importamos esse material do Japão e ele leva cerca de 90 dias, a partir da emissão do pedido, para chegar aqui. Comprando diretamente da Aperam, a expectativa é de encurtar esse prazo pela metade. Em dezembro começamos a testar o HGO na fabricação de um transformador e, ainda em fevereiro, iniciaremos os testes do equipamento”, Marcos Paulo de Jesus, gerente de Suprimentos da ABB.

 

“Nossos clientes exigem produtos com qualidade superior e, pela deficiência que existia no mercado, comprávamos esse tipo de aço de países da Europa e do Japão. O lançamento do GoCore irá suprir essa lacuna, facilitando muito a logística para nós, que também estamos situados em Minas Gerais. Já iniciamos os testes de aplicação do produto em transformadores de potência, no método empilhado, e agora devemos testar também o processo enrolado”, Roberto de Souza Oliveira, engenheiro mecânico da Toshiba Sistemas de Transmissão e Distribuição do Brasil.

 

“Para a Weg, a utilização de materiais de alta tecnologia é uma prioridade. Nesse sentido, ter um fornecedor que compartilha dessa visão e que acompanha o que acontece no mercado, como é o caso da Aperam, é algo bem-vindo e muito importante para nós. O consumo do aço de grão superorientado certamente crescerá no Brasil nos próximos anos, como resultado da disponibilidade local do produto e de um movimento do mercado visando a oferecer equipamentos mais eficientes. Não apenas a indústria, mas o País como um todo irá ganhar com isso”, Luciano Bocca, especialista na Weg Equipamentos Elétricos.

Evento de lançamento do HGO reuniu clientes na Usina de Timóteo. Crédito: Elvira Nascimento
Compartilhar: