fbpx

Novidades da Aperam

Projeto Educando para a Cidadania encerra suas atividades

A Fundação Aperam Acesita, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo e a Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Assistência Social, encerrou na noite da última quinta-feira (30) as atividades do Projeto Educando Para a Cidadania.

Com o apoio da Fundação Itaú Social, por meio do Edital de Apoio aos Fundos da Infância e Adolescência 2016, o Projeto ofereceu para crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de ensino aulas práticas sócio-educacionais sistematizadas, nas áreas cultural, artística, esportiva, de lazer e socioassistencial. A ação veio contribuir para a formação da cidadania, a promoção da inclusão social e a redução dos índices de vulnerabilidade social no território sudoeste, favorecendo o seu desenvolvimento integral.

As escolas municipais beneficiadas com o projeto foram Ana Moura, Novo Tempo e Municipal de Timóteo, onde foram promovidas aulas de Judô, Futsal, Capoeira, Dança, Grafite, sempre com atividades práticas lúdicas. Aprimoramento Pedagógico e intervenções sócioassistenciais e socioeducativas também foram desenvolvidas junto aos alunos contemplados com o Projeto e seus familiares.

O Projeto Educando Para a Cidadania se configura como uma resposta à realidade diagnosticada durante a elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo. A partir de uma análise desse Plano, foram definidas diretrizes visando a promoção de mudanças necessárias à realidade dos jovens de Timóteo.

Resultados do Projeto

Durante o encerramento do Projeto, foi realizada uma mostra cultural e apresentados os resultados da ação que beneficiou mais de 300 crianças e adolescentes timotenses. Apresentações de dança e música, realizada pelos próprios alunos do Projeto, revelou um pouco do que foi desenvolvido nos períodos de desenvolvimento das atividades dentro das escolas.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, “a realização do Projeto Educando Para a Cidadania representa um marco importante nas transformações que vêem se concretizando na vida das crianças e adolescentes de Timóteo. Essa iniciativa veio oportunizar a ampliação dos horizontes da política para a infância e juventude local”.

O Projeto Educando Para a Cidadania foi desenvolvido a partir do conceito de desenvolvimento integral, onde a permanência do aluno dentro da escola é ampliado e os conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar e integrados a outras práticas sociais.

Para o professor de grafite do projeto, Douglas Fellipe, desenvolver o trabalho em tempo integral nas escolas foi desafiador. “Eu sempre trabalhei em projetos sociais, mas dentro do formato do Educando para a Cidadania foi a primeira vez. Trabalhar em tempo integral foi algo novo pra mim, tornando uma experiência desafiadora, marcante e gratificante”.

Durante o encerramento do Projeto, foi realizada uma mostra cultural e apresentados os resultados da ação que beneficiou mais de 300 crianças
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.