Novidades da Aperam

Projeto CrêSer alia sustentabilidade à geração de trabalho e renda

03/07/2018

A procura de alternativas que causem menos impactos ao meio ambiente e ao mesmo tempo dêem nova vida a peças de roupas aponta para a reinvenção de melhores formas para o descarte correto dos tecidos. Nesse sentido, o Instituto Presbiteriano Êxodo – IPÊ, por meio do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita, vem desenvolvendo o projeto CrêSer. A iniciativa tem como objetivo aliar a sustentabilidade à geração de trabalho e renda por meio de oficinas de confecção de lixeirinhas para carro, a partir do reaproveitamento das fardas da Polícia Militar que seriam descartadas por estarem velhas ou desgastadas. 

 

Mulheres e adolescentes no Projeto CrêSer

A partir de aulas de artesanato que são realizadas todas as terças-feiras, às 19h, no Instituto, que se localiza no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, mulheres e adolescentes usam desses tecidos para a criar lixeirinhas artesanais. Maria de Lourdes, que já foi aluna do projeto, hoje é uma das voluntárias oficineiras que atua no projeto. “Eu sempre gostei de ensinar, é algo que sempre me deu muito prazer. Atuo há seis anos no projeto, uma iniciativa que me permite ensinar e aprender com o grupo envolvido com as atividades artesanais”, conta Maria.

O projeto também é uma alternativa comercialmente viável e que valoriza as habilidades do seu público-alvo. As peças produzidas pelas artesãs serão comercializadas na região do Vale do Aço, gerando renda para os alunos e estimulando melhorias na convivência familiar e comunitária, já que impacta positivamente os grupos familiares que precisam enfrentar o desemprego.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alcione Paiva, a parceria que se firmou com a Fundação Aperam Acesita foi de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. “A partir do edital, pudemos investir na qualidade do atendimento aos alunos. Realizamos a compra de máquinas de costura, além de tecidos e aviamentos para a confecção das lixeirinhas”, explica. 

Instituto Presbiteriano Êxodo – IPÊ

O IPÊ é uma Associação Civil de direito privado, de fins não econômicos, fundada em 2007, cuja finalidade é prestar assistência social às crianças, adolescentes e seus familiares do município de Timóteo/MG, em especial aos moradores do Distrito de Cachoeira do Vale.  O IPÊ possui duas frentes de trabalho: o Serviço de Convivência IPÊ / “Projeto CrêSer”, por meio do qual são desenvolvidas diversas ações, como  as oficinas socioeducativas, realizadas no distrito de Cachoeira do Vale/Timóteo, e o Serviço de Acolhimento IPÊ, sediado no bairro Bromélias, e que acolhe crianças e adolescentes, na modalidade de abrigo.

Compartilhar: