Novidades da Aperam

Os 54 anos da cidade de Timóteo contados no Museu da Fundação Aperam Acesita

27/04/2018

Museu da Fundação Aperam Acesita se torna sala de aula para contar história de Timóteo

No próximo domingo (29), Timóteo comemora 54 anos. Parte fundamental da história da cidade, a Fundação Aperam Acesita conta com um museu que mostra os ciclos de expansão e os momentos relevantes da trajetória da Empresa. O acervo reúne ainda peças que contam a história da urbanização e desenvolvimento de Timóteo.

Em visita monitorada ao Museu, o professor de história, José Vespasiano, resolveu usar como sala de aula  a antiga Casa de Hóspedes, atual sede da Fundação. O educador aproveitou o aniversário da cidade para contar como tudo começou. “Vi, nas visitas, uma oportunidade de concretizar o aprendizado da turma. As peças antigas chamam a atenção dos alunos e vivificam mais a experiência deles com a história da cidade”, destaca o professor.

Os utensílios de cozinha, mobiliários, como birôs e mesa de datilografia, os primeiros equipamentos de segurança, telefones e máquinas calculadoras encantam a turma por serem objetos incomuns para a turma e por seu estado de conservação. “Aqui, além deles aprenderem história, eles aprendem como é importante a conservação dos espaços e sobre a necessidade de se manter viva a memória da cidade”, observa o professor.

Aluno do sétimo ano do IMETT – Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo, Caetano Costa já visitou o museu algumas vezes, mas garante que sempre aprende mais. “Sou nascido em Timóteo e pra mim é muito bom voltar ao museu e relembrar a história de nossa cidade”.

O horário de visitação ao museu é das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita. As escolas que tiverem interesse em realizar visitas monitoradas podem entrar em contato pelo telefone: (031) 3849.7744.

Projeto Construindo o Saber faz turismo pela cidade

Em comemoração ao aniversário do município de Timóteo, os alunos do projeto Construindo o Saber fizeram um tour pela cidade. O grupo visitou a Casa da Memória, a Prefeitura e a Câmara. O objetivo do passeio foi conhecer a história  da cidade e seus pontos turísticos, como forma de despertar nos alunos lembranças e locais vivenciados pela turma terceira idade.

De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza, a excursão vem de encontro com o objetivo principal do projeto que é a alfabetização afetiva e social na terceira idade. “Além de alfabetizá-los, a proposta é oportunizar momentos e vivências por meio de aulas práticas e lúdicas”.

Alunos do IMETT - Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo em visita ao Museu da Fundação Aperam Acesita
Em comemoração ao aniversário do município de Timóteo, os alunos do projeto Construindo o Saber fizeram um tour pela cidade.
Compartilhar: