Novidades da Aperam

Os 54 anos da cidade de Timóteo contados no Museu da Fundação Aperam Acesita

Museu da Fundação Aperam Acesita se torna sala de aula para contar história de Timóteo

No próximo domingo (29), Timóteo comemora 54 anos. Parte fundamental da história da cidade, a Fundação Aperam Acesita conta com um museu que mostra os ciclos de expansão e os momentos relevantes da trajetória da Empresa. O acervo reúne ainda peças que contam a história da urbanização e desenvolvimento de Timóteo.

Em visita monitorada ao Museu, o professor de história, José Vespasiano, resolveu usar como sala de aula  a antiga Casa de Hóspedes, atual sede da Fundação. O educador aproveitou o aniversário da cidade para contar como tudo começou. “Vi, nas visitas, uma oportunidade de concretizar o aprendizado da turma. As peças antigas chamam a atenção dos alunos e vivificam mais a experiência deles com a história da cidade”, destaca o professor.

Os utensílios de cozinha, mobiliários, como birôs e mesa de datilografia, os primeiros equipamentos de segurança, telefones e máquinas calculadoras encantam a turma por serem objetos incomuns para a turma e por seu estado de conservação. “Aqui, além deles aprenderem história, eles aprendem como é importante a conservação dos espaços e sobre a necessidade de se manter viva a memória da cidade”, observa o professor.

Aluno do sétimo ano do IMETT – Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo, Caetano Costa já visitou o museu algumas vezes, mas garante que sempre aprende mais. “Sou nascido em Timóteo e pra mim é muito bom voltar ao museu e relembrar a história de nossa cidade”.

O horário de visitação ao museu é das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita. As escolas que tiverem interesse em realizar visitas monitoradas podem entrar em contato pelo telefone: (031) 3849.7744.

Projeto Construindo o Saber faz turismo pela cidade

Em comemoração ao aniversário do município de Timóteo, os alunos do projeto Construindo o Saber fizeram um tour pela cidade. O grupo visitou a Casa da Memória, a Prefeitura e a Câmara. O objetivo do passeio foi conhecer a história  da cidade e seus pontos turísticos, como forma de despertar nos alunos lembranças e locais vivenciados pela turma terceira idade.

De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza, a excursão vem de encontro com o objetivo principal do projeto que é a alfabetização afetiva e social na terceira idade. “Além de alfabetizá-los, a proposta é oportunizar momentos e vivências por meio de aulas práticas e lúdicas”.

Alunos do IMETT - Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo em visita ao Museu da Fundação Aperam Acesita
Em comemoração ao aniversário do município de Timóteo, os alunos do projeto Construindo o Saber fizeram um tour pela cidade.
Compartilhar:
Menu