Novidades da Aperam

Inox: a solução

05/01/2018

De um lado, a necessidade de reduzir a perda de tempo durante as movimentações no interior de uma mina de extração de cromo no interior da Bahia. De outro, o desafio de se criar um equipamento capaz de transportar a equipe em segurança e resistir às características do ambiente, que possui elevado volume de sais contidos na água do processo, que aceleram a oxidação de chapas e peças metálicas.

A solução encontrada pela equipe de Manutenção da empresa foi o desenvolvimento de um chassi de pequeno porte, para ser acoplado aos tratores utilizados na mina. O aço inoxidável foi escolhido como o material ideal para a execução do projeto, uma vez que resiste aos ataques químicos no subsolo da planta. “Fizemos algumas simulações e elegemos o aço inoxidável como a melhor opção para a fabricação dos chassis, pois ele reúne diferenciais como a resistência à corrosão, à oxidação e mecânica, além, é claro, da beleza que agrega às peças”, comenta Wagner Lima, engenheiro mecânico.

Além dos benefícios citados pelo engenheiro, o uso do aço inoxidável permitiu que as paradas para manutenção e recuperação dos equipamentos de deslocamento na mina fossem eliminadas. “As camionetes do tipo picape, utilizadas anteriormente, demandavam paradas semanais para reforma. Com os tratores com chassi em aço inoxidável, fazemos apenas uma parada preventiva mensal, o que gera uma boa economia e aumenta a produtividade da mina”, comemora Wagner.

Atualmente, dois chassis em aço inoxidável já estão finalizados e em uso para o transporte de pessoas no subsolo da mina. A equipe de Manutenção da empresa planeja a fabricação de duas novas unidades do modelo.

Compartilhar: