fbpx

Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita realiza 96 horas de capacitação

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sistema FAEMG/Senar Minas, realizou no último trimestre quatro cursos, capacitando cerca de quarenta produtores rurais, em 96 horas de curso. A parceria que se estende ao longo de todo o ano, tem como foco promover a capacitação integral do produtor rural, por meio de uma metodologia nacional de assistência técnica e gerencial direcionada principalmente aos pequenos e médios produtores rurais. 

Os cursos oferecidos nos últimos três meses foram: Trabalhador da Exploração de Pupunha/Implantação e Tratos Culturais; Trabalhador Agrícola na Olericultura(Convencional)/Implantação, Trabalhador Agrícola na Olericultura(Orgânico)/Implantação e Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa, esses foram desenvolvidos aos produtores das comunidades do Cocais/Cel. Fabriciano, Celeste e Licuri/Timóteo. 

De acordo com o instrutor do Senar, José João Ribeiro, que ministrou o curso Trabalhador Agrícola na Olericultura(Convencional)/Implantação, a capacitação ampliou a expectativa dos produtores, uma vez que em suas aulas o objetivo proposto foi mostrar aos alunos como alcançar maior produtividade e qualidade dos produtos, e consequentemente, obter maior retorno financeiro. “Nosso trabalho é potencializar as ações já realizadas pelos produtores dentro da cadeia da agricultura familiar, porém, sem muito conhecimento técnico. Após o curso, os produtores puderam identificar as múltiplas formas de ganho e de otimização do processo”, destaca. 

Potencializando as capacitações

O agronegócio brasileiro gera 1/3 dos empregos do país contribuindo com mais de um quinto do Produto Interno Bruto, mas pesquisas oficiais indicam que 78% dos produtores rurais do País não recebem regularmente auxílio técnico por meio de programas de assistência técnica e extensão rural. De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, há um grande esforço dos parceiros em continuar realizando profissionalizações na área. “Queremos seguir potencializando o grupo de produtores rurais, trazendo novidades por meio dos cursos e viabilizando ações educativas para melhorar o desempenho do homem do campo, consolidando seu trabalho, ampliando seu lucro”, finaliza o presidente.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu