fbpx

Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita participa de Encontro Estadual dos Fóruns Regionais e das Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social (URCMAS) em defesa do SUAS

A Fundação Aperam Acesita participou na última quinta (28) e sexta-feira (29), do Encontro Estadual dos Fóruns Regionais e das Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social (URCMAS), em Belo Horizonte. Realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS, o lema este ano foi O Suas é seu, o Suas é nosso, o Suas é de quem tem direito.

O objetivo do evento foi promover um amplo debate sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS por meio dos fóruns, além de realizar o lançamento estadual da Campanha 

Participantes do Encontro Estadual em defesa do SUAS

de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário de Assistência Social. A campanha visa desnaturalizar os preconceitos, discriminações e olhares limitados sobre a população atendida no SUAS, que os enxerga como pessoas incapazes, acomodadas ou preguiçosas, por estarem em situação de vulnerabilidade.

Durante o Encontro, a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Neide Morais, foi indicada para representar a Fundação na composição da Comissão Organizadora do Fórum Estadual de Entidades. Para ela, a participação nestes espaços é uma boa oportunidade para gerar o fortalecimento de políticas públicas. “A convergência de esforços para a formação de fóruns em âmbitos municipal, regional e estadual, é de extrema importância para dar força a essa política de atendimento e evitar que retrocessos ocorram”, afirmou.

Ainda segundo a coordenadora de projetos, “o Encontro é o momento de expor demandas e pensar em novas formas para ampliar essa discussão sobre o preconceito que ainda existe em relação às usuárias e aos usuários do SUAS”.

O evento contou com 162 pessoas, entre representantes dos municípios que compõem as regionais da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE, de Fóruns de Trabalhadores e de Usuários do SUAS, de entidades, convidados e representantes de URCMAS, que reúne Conselhos Municipais de Assistência Social para a discussão de políticas públicas para o fortalecimento do setor.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.