fbpx

Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita e Prefeitura de Timóteo realizam Semana de Educação

A Fundação Aperam Acesita e a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, abriu na noite da última segunda-feira (5) a Semana de Educação da rede municipal de Timóteo. Uma palestra ministrada pela psicopedagoga Marli Andrade, de Belo Horizonte, com o tema O BNCC – Currículo sociemocional e a saúde mental dos profissionais em Educação, foi direcionada 450 educadores da educação infantil e ensino fundamental. 

“O diálogo que desenvolvemos com o nosso público está baseado na nova legislação que foca no currículo socioemocional. A proposta é  trazer esse debate sobre as emoções, sobre a saúde mental, tanto do profissional, quanto do professor em sala de aula, e também como um ser humano fora de seu ambiente de trabalho”, pontua Marli Andrade.

Segundo ela a educação socioemocional é um dos desafios nas escolas, um assunto complexo e urgente. “Incorporar o desenvolvimento socioemocional ao currículo, portanto, é uma necessidade, e agora também é uma exigência legal, a partir da entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que reafirma o compromisso com a educação integral dos alunos”, explica a psicopedagoga. Ainda conforme Marli, entre as dez competências gerais da BNCC, quatro são focadas em competências e habilidades socioemocionais. 

Um programa bem estruturado de Educação Socioemocional desenvolve habilidades relacionadas a quatro frentes: cognitiva, emocional, social e ética. De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza, a iniciativa vem de encontro à missão da empresa, de contribuir para o desenvolvimento local, integrado e sustentável das comunidades, visando a melhoria da qualidade de vida da população. “A Fundação acredita e investe em uma educação transformadora, por isso, valorizamos nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Timóteo que caminha com o mesmo intuito, buscando melhorias na qualidade da educação”, destacou.

Segundo o prefeito da cidade de Timóteo, Douglas Willkys, a cada evento, a parceria entre a Prefeitura e a Fundação se consolida mais. “Agradeço à Fundação pela confiança e por firmamos uma parceria tão sólida, construída ao longo dos últimos anos, afinal, trabalhamos com o mesmo foco, em prol do desenvolvimento da educação da nossa cidade. A educação na qual investimos enxerga as pessoas em sua totalidade. Ou seja, tão importante quanto os conteúdos e as práticas educativas, é a atenção dada às competências socioemocionais”, finaliza.

A Semana de Educação vai até a próxima quinta-feira (8). Na quarta-feira (7), a palestra será destinada aos diretores, vices e pedagogos. O evento será na Faculdade Única, sob o tema “Os desafios da gestão escolar”. No mesmo local, na próxima quinta-feira (8), os coordenadores e professores de creches se reúnem para assistir à palestra “A arte de contar histórias para crianças pequenas”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.