fbpx

Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita e Prefeitura de Timóteo realizam Semana de Educação

A Fundação Aperam Acesita e a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, abriu na noite da última segunda-feira (5) a Semana de Educação da rede municipal de Timóteo. Uma palestra ministrada pela psicopedagoga Marli Andrade, de Belo Horizonte, com o tema O BNCC – Currículo sociemocional e a saúde mental dos profissionais em Educação, foi direcionada 450 educadores da educação infantil e ensino fundamental. 

“O diálogo que desenvolvemos com o nosso público está baseado na nova legislação que foca no currículo socioemocional. A proposta é  trazer esse debate sobre as emoções, sobre a saúde mental, tanto do profissional, quanto do professor em sala de aula, e também como um ser humano fora de seu ambiente de trabalho”, pontua Marli Andrade.

Segundo ela a educação socioemocional é um dos desafios nas escolas, um assunto complexo e urgente. “Incorporar o desenvolvimento socioemocional ao currículo, portanto, é uma necessidade, e agora também é uma exigência legal, a partir da entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que reafirma o compromisso com a educação integral dos alunos”, explica a psicopedagoga. Ainda conforme Marli, entre as dez competências gerais da BNCC, quatro são focadas em competências e habilidades socioemocionais. 

Um programa bem estruturado de Educação Socioemocional desenvolve habilidades relacionadas a quatro frentes: cognitiva, emocional, social e ética. De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza, a iniciativa vem de encontro à missão da empresa, de contribuir para o desenvolvimento local, integrado e sustentável das comunidades, visando a melhoria da qualidade de vida da população. “A Fundação acredita e investe em uma educação transformadora, por isso, valorizamos nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Timóteo que caminha com o mesmo intuito, buscando melhorias na qualidade da educação”, destacou.

Segundo o prefeito da cidade de Timóteo, Douglas Willkys, a cada evento, a parceria entre a Prefeitura e a Fundação se consolida mais. “Agradeço à Fundação pela confiança e por firmamos uma parceria tão sólida, construída ao longo dos últimos anos, afinal, trabalhamos com o mesmo foco, em prol do desenvolvimento da educação da nossa cidade. A educação na qual investimos enxerga as pessoas em sua totalidade. Ou seja, tão importante quanto os conteúdos e as práticas educativas, é a atenção dada às competências socioemocionais”, finaliza.

A Semana de Educação vai até a próxima quinta-feira (8). Na quarta-feira (7), a palestra será destinada aos diretores, vices e pedagogos. O evento será na Faculdade Única, sob o tema “Os desafios da gestão escolar”. No mesmo local, na próxima quinta-feira (8), os coordenadores e professores de creches se reúnem para assistir à palestra “A arte de contar histórias para crianças pequenas”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu