fbpx

Novidades da Aperam

Fundação Aperam Acesita apoia o Projeto Pernas de Aluguel

Na noite do último sábado (3), durante a realização do Circuito Unimed Vale do Aço de corrida de rua, etapa Ipatinga, a Fundação Aperam Acesita oficializou uma doação ao Projeto Pernas de Aluguel, desenvolvido no Vale do Aço através da Logos –  Núcleo Integrado de Reabilitação. Foi entregue à instituição seis triciclos, uma tenda, camisas e um backdrop, viabilizando  a participação de mais atletas com deficiência neste tipo de evento. A iniciativa tem como objetivo promover a socialização de pessoas com deficiência ao esporte, além de proporcionar e estimular o voluntariado e muita diversão.

O Projeto Pernas de Aluguel, promove atividades que consistem na condução através de triciclos adaptados, de pessoas com deficiência em provas de corridas de rua por voluntários que se revezam nesta condução durante o percurso. 

Por meio do projeto os  voluntários têm a oportunidade de se envolver com instituições que realizam atendimento a pessoas com deficiência, promovendo o espírito de voluntariado entre os grupos e a inclusão em atividades físicas e de lazer.

Entre os voluntários da noite, estava o empregado da Aperam, Jean Henriques, que conheceu o projeto há dois anos. “Meu filho precisou realizar um tratamento na  Logos, e lá eu conheci o Pernas de Aluguel. Após a recuperação do meu filho, vi nesse projeto a oportunidade de me tornar voluntário e retribuir um pouco do que a Logos realizou por nós”, conta Jean.

O Projeto Pernas de Aluguel é desenvolvido nas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e também no Vale do Aço. Segundo Karine Rocha, coordenadora do projeto, a doação dos triciclos foi um sonho concretizado. “Queremos mostrar que, mais do que “incluir” essas pessoas, é importante dar a elas a sensação de pertencer à sociedade e aí conquistar o seu espaço. Agradecemos a Aperam por ter abraçado nossa causa e ter proporcionado a doação desses triciclos. Esse foi um grande passo no trabalho social que estamos desenvolvendo há dois anos aqui na região”, destaca Karine. 

“O objetivo do nosso patrocínio vai além de estimular a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de esporte e lazer, pois busca também oferecer a oportunidade do trabalho voluntário, visto que, para cada triciclo com um PCD deve-se ter uma equipe de voluntários  que “empresta” suas pernas e braços para que quem está no triciclo possam sentir a emoção de cruzar a linha de chegada”, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. 

Além dos voluntários, os familiares participaram do evento, como Lia Costa, mãe da Vitória Costa, que participa pela segunda vez do evento. “Pra mim, é um momento de grande emoção e uma gratificação imensa em compartilhar esse momento com a minha filha, superando os obstáculos juntas”, declara Lia. 

“Esse evento mostra pra sociedade que é possível vencer, não importa a sua deficiência”, finaliza Vitória que cruzou a linha de chegada ao lado de sua maior apoiadora, sua mãe. 

Pernas de aluguel

O projeto Pernas de Aluguel surgiu com a missão de promover socialização, a integração social e diversão para pessoas com deficiência motora e cognitiva, proporcionando aos participantes a oportunidade de transformar a linha de chegada em algo mais especial do que normalmente é. É um projeto sem fins lucrativos,  realizado por meio de participação de corridas de rua com as crianças, adolescentes e adultos assistidos pelas instituições apoiadas pelo Pernas de Aluguel, onde são conduzidos por corredores voluntários, a fim de levá-los a uma experiência única e diferenciada.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.