Novidades da Aperam

Educação Inclusiva – Avanços e perspectivas

10/11/2017

A Fundação Aperam Acesita e Prefeitura Municipal de Timóteo, por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA) e parceiros, realizou na noite da última quarta-feira (8), a abertura do IX Seminário de Educação Inclusiva, com o tema "Educação Inclusiva – Avanços e perspectivas".

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (10), tem como objetivo apresentar metodologias modernas para atendimento às práticas educativas especiais, de forma  inclusiva para promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal do grupo em sua totalidade nas sala de aulas do ensino regular.

Palestras e oficinas com diversos especialistas no assunto compõem a programação que acontece na Fundação Aperam Acesita, atendendo aproximadamente 750 educadores.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a parceria na realização do Seminário é uma manifestação do quanto a Fundação valoriza a educação como valor soberano para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. “Para a Fundação Aperam Acesita, é de suma importância contribuir para com os avanços da educação inclusiva, um setor que enfrenta muitos desafios e que precisa ser privilegiado face à sua relevância. A capacitação proposta para o seminário qualifica os professores, para desenvolver melhor suas atividades, e os alunos, que vão desfrutar de métodos modernos de ensino e aprendizagem,” concluiu.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Guaraciaba Gomes, trabalhar a educação inclusiva é um desafio não só do município, mas de todo o Brasil. “É debatendo e capacitando educadores que construímos políticas públicas para a educação mais inclusiva e igualitária.” Ainda segundo Guaraciaba, muito há de ser feito para que esse propósito seja cumprido. “Se observarmos, avançamos muito em relação há tempos atrás. Mas ainda há muito o que se  fazer. Estamos caminhando na construção de um sistema educacional e profissional cada vez mais inclusivo,” finalizou.

Durante a abertura, os alunos do Creia apresentaram o espetáculo Tempo...Tempo...Tempo. Tempo de transformar, amar, sentir... onde, por meio de músicas, eles representaram diferentes momentos da vida.

Estiveram presentes na abertura do evento o vice-prefeito de Timóteo, Carlos Vasconcelos, a diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean-Marie Lemaire (Creia), Vera Regina Vieira Peixoto, a diretora da 9ª superintendência regional de ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais Andrade, a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Núria Couto Paiva Godoi, e representando o Rotary Club de Acesita, Eduardo Luiz de Souza.

Durante a abertura, os alunos do Creia apresentaram o espetáculo Tempo...Tempo...Tempo.Tempo de transformar, amar, sentir...
Compartilhar: