fbpx

Novidades da Aperam

Educação Inclusiva – Avanços e perspectivas

A Fundação Aperam Acesita e Prefeitura Municipal de Timóteo, por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA) e parceiros, realizou na noite da última quarta-feira (8), a abertura do IX Seminário de Educação Inclusiva, com o tema “Educação Inclusiva – Avanços e perspectivas”.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (10), tem como objetivo apresentar metodologias modernas para atendimento às práticas educativas especiais, de forma  inclusiva para promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal do grupo em sua totalidade nas sala de aulas do ensino regular.

Palestras e oficinas com diversos especialistas no assunto compõem a programação que acontece na Fundação Aperam Acesita, atendendo aproximadamente 750 educadores.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a parceria na realização do Seminário é uma manifestação do quanto a Fundação valoriza a educação como valor soberano para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. “Para a Fundação Aperam Acesita, é de suma importância contribuir para com os avanços da educação inclusiva, um setor que enfrenta muitos desafios e que precisa ser privilegiado face à sua relevância. A capacitação proposta para o seminário qualifica os professores, para desenvolver melhor suas atividades, e os alunos, que vão desfrutar de métodos modernos de ensino e aprendizagem,” concluiu.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Guaraciaba Gomes, trabalhar a educação inclusiva é um desafio não só do município, mas de todo o Brasil. “É debatendo e capacitando educadores que construímos políticas públicas para a educação mais inclusiva e igualitária.” Ainda segundo Guaraciaba, muito há de ser feito para que esse propósito seja cumprido. “Se observarmos, avançamos muito em relação há tempos atrás. Mas ainda há muito o que se  fazer. Estamos caminhando na construção de um sistema educacional e profissional cada vez mais inclusivo,” finalizou.

Durante a abertura, os alunos do Creia apresentaram o espetáculo Tempo…Tempo…Tempo. Tempo de transformar, amar, sentir… onde, por meio de músicas, eles representaram diferentes momentos da vida.

Estiveram presentes na abertura do evento o vice-prefeito de Timóteo, Carlos Vasconcelos, a diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean-Marie Lemaire (Creia), Vera Regina Vieira Peixoto, a diretora da 9ª superintendência regional de ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais Andrade, a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Núria Couto Paiva Godoi, e representando o Rotary Club de Acesita, Eduardo Luiz de Souza.

Durante a abertura, os alunos do Creia apresentaram o espetáculo Tempo...Tempo...Tempo.Tempo de transformar, amar, sentir...
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.