fbpx

Novidades da Aperam

Construções verdes usam inox

Quando o tema é construção sustentável, o Brasil ocupa posição de destaque: segundo dados da ONG Green Building Council Brasil (GBC), o país é o quarto em número de edificações certificadas com o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), perdendo apenas para Estados Unidos, China e Emirados Árabes. O atestado, emitido pelo GBC, incentiva a transformação das práticas construtivas, com foco na sustentabilidade.
Na América Latina, a primeira construção certificada com o LEED foi uma agência bancária em Cotia (SP), atestada em 2006. Desde então, o número de edificações que se alinham aos conceitos teve rápida expansão: hoje, já são 360 certificadas somente no Brasil.
Nesse cenário, o aço inoxidável ocupa papel de destaque: “O aço é dos materiais que menos afetam o meio ambiente e pode ser totalmente reciclado. No caso do inoxidável, há ainda os benefícios adicionais de ser mais resistente e durável”, ressalta Agatha Carvalho, do departamento técnico do GBC Brasil.
Não por acaso, diversas das construções certificadas nos últimos anos se destacam pelo uso do aço inoxidável. É o caso do Museu do Amanhã (RJ), com quase quatro toneladas de aço na cobertura; da W torre Morumbi (SP), com sete toneladas na estrutura; e da fachada do Allianz Parque, que busca a certificação atualmente.

Os benefícios do aço inoxidável para as construções sustentáveis:
– Menos tempo gasto na construção, uma vez que as estruturas são produzidas fora do canteiro de obras e chegam prontas, permitindo que várias etapas ocorram de modo simultâneo;
– 100% reciclável;
– Durável, com grande resistência a corrosão;
– Fácil manutenção;
– Mais leves, o que reduz a necessidade de fundações e escavações e, como consequência, exige uma menor movimentação de solo e interferência no meio ambiente.
Fonte: GBC Brasil

Créditos: Edo Rocha Arquitetura
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.