Novidades da Aperam

Conhecimento a serviço dos clientes

14/11/2017

Para os clientes dos aços elétricos e inoxidáveis, as pesquisas e os estudos constantes realizados pela Aperam são diferenciais que agregam vantagens aos produtos fabricados por eles. Em outubro, a empresa compartilhou sua expertise com três clientes da área de utilidades domésticas, com sede no Rio Grande do Sul, em um trabalho conjunto entre a área Comercial e o Centro de Pesquisas.

Claudio Moreira de Alcântara, técnico de Pesquisa da Aperam, explica que durante a fabricação de facas de cozinha e as profissionais, por exemplo, a temperatura e o tempo de permanência nos fornos são determinantes para assegurar a resistência e a qualidade final desses utensílios.

Durante visita às fabricas da Mundial, na Região Metropolitana de Porto Alegre; da Brinox, em Caxias do Sul; e da Tramontina, em Farroupilha, a Aperam realizou uma completa avaliação das etapas tratamento térmico dos produtos, sugerindo adequações para o aprimoramento dos processos. “Nosso conhecimento das propriedades dos aços inoxidáveis nos permitiu indicar pequenas calibrações – como o aumento da temperatura dos fornos ou do tempo de permanência das peças, por exemplo – para extrair dos materiais as propriedades ideais de dureza, resistência mecânica e resistência à corrosão”, destaca o técnico.

Já o engenheiro de Aplicação da Assistência de Mercado e Técnica da Aperam, Rodrigo Oliveira, acredita que a consultoria foi uma oportunidade para fortalecer a parceria com as três empresas e colaborar com a confiabilidade dos seus processos.

 

Diferencial reconhecido

Os clientes aprovaram a consultoria prestada pela Aperam:

Matheus Espindola de Souza, da Engenharia de Processo e P&D da Mundial, lembra que, por se tratar de uma avaliação complexa, a última análise do perfil térmico dos fornos havia sido realizada em 2012. “Trabalhos como este dão ainda mais confiança ao processo e credibilidade à marca Mundial. Esperamos fortalecer cada vez mais nossa parceria com a Aperam”, afirmou.

Já o encarregado de Tratamento Térmico da Tramontina Farroupilha, Samyr Ismail, destacou a importância do estreitamento de laços entre as áreas técnicas da Aperam e da empresa. “Somado a todos os demais estudos que a Aperam tem desenvolvido junto à Tramontina, o levantamento do perfil térmico dos nossos fornos de têmpera é de fundamental importância para que possamos aprimorar nossos processos e desenvolver novos produtos”, concluiu.

Compartilhar: