fbpx

Novidades da Aperam

A ascensão dos veículos elétricos

Quando o assunto é mobilidade sustentável, os veículos elétricos são a grande aposta. Nas ruas do Brasil, a presença desses automóveis ainda é tímida, mas as maiores marcas já se movimentam para alterar esse cenário. Em outubro, por exemplo, a Volkswagen apresentou ao mercado seu primeiro caminhão elétrico inteiramente desenvolvimento no País, o e-Delivery.

Anunciado na Alemanha, o modelo começará a ser testado em 2018 e a expectativa é de que passe a ser fabricado na filial da empresa, em Resende, no Rio de Janeiro, a partir de 2020. Voltado aos mercados da América Latina e África, ele é equipado com um motor que não emite gases poluentes e possui baterias íon-lítio com 200 km de autonomia (com carregador externo) e um sistema de frenagem que ajuda a produzir energia para o motor.

 

Desenvolvimento em curso

Atenta ao crescimento do mercado de veículos elétricos, a Aperam South America vem se preparando para atender esse nicho.

O pesquisador de aços elétricos, José Rogério de Oliveira Junior, destaca que a Aperam já fornece aços elétricos destinados a motores convencionais, e vem trabalhando no projeto de um aço elétrico de grão não orientado (GNO) específico para carros híbridos.

Com testes na linha industrial já efetivados, a equipe do projeto dedica-se atualmente a determinar as especificações do produto, a partir de um estudo das necessidades do mercado. “Os testes realizados até agora mostram que o GNO para carros híbridos desenvolvido possui propriedades excelentes na comparação com os principais fabricantes de aços elétricos para o segmento. Nosso próximo passo será firmar parcerias com montadoras, fabricantes de motores elétricos e universidades, entre outros, para que ele possa ser testado efetivamente em motores”, comenta José Rogério, que encabeça o projeto em parceria com o pesquisador Sebastião Paolinelli.

A expectativa é de que o produto seja disponibilizado ao mercado a partir de 2020, quando os investimentos destinados a essa aplicação estiverem implementados.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.