fbpx

Novidades da Aperam

Arte inox

Imagine o famoso edifício da Oca, projeto de Oscar Niemeyer erguido no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com o concreto e o cimento dando lugar ao aço inox. Uma miniatura que concretiza esta ideia está entre os destaques da exposição “No lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares”, em cartaz até abril na Pinacoteca de São Paulo.

Na mostra, que reúne outras mais de 160 obras, o aço inox é presença constante. “Esse material é praticamente uma representação da nossa sociedade, que não quer se deixar contaminar, tem um aspecto clínico”, reflete a artista.

Por meio das peças apresentadas na capital paulista, é possível acompanhar toda a trajetória da artista – há peças do início de sua carreira, em 1982, até o momento atual. Segundo ela, trata-se, ainda, de uma oportunidade para se conectar com os três pilares que direcionam seu trabalho: o modernismo, a modernidade e a modernização.

 

A artista

Ana Tavares possui formações na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); na escola do Art Institute de Chicago; e na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou seu doutorado. Com diversas exposições individuais realizadas no Brasil e no exterior, a artista se destaca pelo diálogo com a arquitetura e pela reprodução de objetos e ambientes cotidianos.

 

Veja de perto

“No lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares”

Em cartaz até 10 de abril no 1º andar da Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2).

Aberta à visitação de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30.

 Ingressos a R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados, o acesso é gratuito.

Imagem digital de obra de Ana Maria Tavares em cartaz na Pinacoteca de São Paulo. Crédito: Divulgação
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.