Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia recebe representantes da OAB e do poder público

06/09/2018

De portas abertas para a comunidade, a Aperam BioEnergia recebeu outras duas comitivas para visita às unidades da Empresa, pelo projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”. Os grupos formados por servidores municipais da Secretaria de Educação de Minas Novas e por membros do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itamarandiba tiveram a oportunidade de conhecer os projetos sociais e ambientais, bem como tecnologias inovadoras recentemente implantadas na Empresa e a cadeia produtiva do aço verde, produto final da Aperam South America. 

Na manhã de quinta-feira (30/08), a primeira etapa do roteiro de visitas da comitiva com os 19 educadores da Secretaria de Educação de Minas Novas foi no processo de Colheita Florestal. Em seguida, conheceram uma área degradada em recuperação apresentada pela área de Meio Ambiente da Empresa. A última parada foi na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Lagoa, onde observaram o processo final de produção do carvão vegetal. 

Na avaliação da secretária de Educação de Minas Novas, Helena Almeida, a visita proporcionou a compreensão do processo produtivo do carvão vegetal e trouxe informações fundamentadas a respeito da cultura do eucalipto. “Desde a colheita do eucalipto, percorrendo a área de preservação até chegar a UPER, toda a visita foi fantástica. Descobrimos tecnologias e infraestruturas que não sabíamos que existiam em nossa região. E mais: o momento ajudou a derrubar alguns mitos que tínhamos sobre o cultivo do eucalipto”, defendeu a secretária. 

Segundo o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, além de estreitar os laços da Empresa com as comunidades, têm caráter informativo. “Recebemos nossos vizinhos em nossas unidades com grande satisfação. As visitas nos aproxima e nos traz a oportunidade de mostrar o quanto nos preocupamos e investimos no Vale do Jequitinhonha. O diálogo aberto é uma das prioridades pra nós”, reforça o gestor. 

OAB Itamarandiba
A comitiva de 13 advogados da OAB de Itamarandiba visitou os processos de produção da Aperam BioEnergia localizada no município, no último sábado (1o/09). Depois de conhecerem a cadeia produtiva do aço verde, o grupo foi conduzido à área técnica de Melhoramento Genético e ao viveiro da Empresa, local onde são produzidas as melhores espécies e mudas de eucalipto. Posteriormente, passaram pelo Laboratório entomológico, onde é desenvolvido o Controle Biológico de Pragas. Na sequência, conheceram de perto a atividade de colheita florestal na região de São Bento. 

O roteiro da visita encerrou com a passagem por uma área em recuperação e, depois, na UPER São Bento, onde está sendo construída a mais recente tecnologia implantada na Empresa: o queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera. O advogado Thiago Andrade ficou impressionado com o tamanho da Aperam BioEnergia. “Não imaginava que a Empresa era daquele tamanho. Máquinas, equipamentos, área, além da produção em grande escala, me impressionaram”, disse. 

Também representante da OAB Itamarandiba, o advogado Wilton Brant esteve pela primeira vez na Aperam BioEnergia. “Todo o procedimento técnico e profissional para se chegar até o produto final da produção, que é o carvão vegetal, bem como a utilização de tecnologias para melhor atendimento e otimização dos serviços apresentam grande avanço tecnológico. Outro ponto de destaque é a preocupação com o bem-estar dos empregados também é uma linha interessante da empresa”, concluiu o advogado.

Compartilhar: