Novidades da Aperam

Aço inoxidável é tema de seminário na UFMG

05/01/2018

Em dezembro, um evento realizado na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ressaltou os benefícios do aço inoxidável e seu potencial de consumo no ramo da arquitetura e design. Organizado pelo professor do curso de Design de Interiores da UFMG, Glaucinei Rodrigues Corrêa, com apoio da Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox), o seminário ‘Aço Inox: Especificações e Uso’ reuniu alunos, arquitetos, decoradores e empresários do ramo interessados em aprofundar o conhecimento sobre os benefícios do material.

Diretor executivo da Abinox, Paulo Ricardo Andrade estava entre os palestrantes do evento e abordou as especificações técnicas e a forma de produção do aço inoxidável. Para ele, a divulgação das vantagens do produto pode ser a chave para o aumento do seu consumo no Brasil. “Encontros como esse permitem esclarecer o potencial do aço inoxidável, desmistificar o produto e ainda formar novos multiplicadores desse conhecimento”, acredita. As novidades desenvolvidas pela Aperam em 2017, especialmente para os ramos da mineração e construção civil, também foram destacadas por ele na apresentação.

Outro convidado da noite foi, Ederson dos Santos, o diretor de Marketing de empresa especialista no desenvolvimento de mobiliários em aço inoxidável, que abordou o uso do material na arquitetura e no design de interiores durante a sua palestra. “O inox é um material versátil, durável, 100% reciclável, com alta resistência à corrosão e facilidade de união de encaixes, rebites e soldas. Tudo isso além do fato de ser o material mais higiênico, em razão da superfície lisa, que dificulta o acúmulo de bactérias”, destacou.

Exposição

Durante o evento, o público também pôde conhecer alguns trabalhos realizados por alunos do curso de Design da UFMG, que utilizaram o aço inoxidável como matéria-prima principal. Os projetos foram desenvolvidos dentro da disciplina ‘Uso e Aplicação do Aço Inox’, que conta com a parceria da Abinox para a manutenção do laboratório, máquinas e materiais para que os alunos desenvolvam seus protótipos.

Entre as peças apresentadas, estava um estande para arquivar projetos em formato A3, de autoria do aluno Alessandro Policarpo, do 8º período; e uma luminária criada por Gustavo Chaves, também do 8º período do curso.

Compartilhar: