Novidades da Aperam

Aço inoxidável: aliado dos avanços do agronegócio

25/08/2017

As usinas do setor sucroalcooleiro têm um forte aliado na busca pelo aumento da performance e pela redução dos custos de manutenção: o aço inoxidável. Os benefícios da utilização do material nesse segmento foram explicitados entre os dias 22 e 25 de agosto, durante a 25ª Fenasucro e Agrocana, na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo.

“As soluções desenvolvidas pela Aperam South America se encaixam perfeitamente ao objetivo das usinas de melhorarem sua performance industrial”, comentou Iwao Ishizaki Neto, engenheiro de aplicação da Aperam South America.

Dentre as aplicações apresentadas, um dos destaques foram as taliscas em aço inoxidável 410, para esteiras transportadoras de cana. Desenvolvidas em conjunto com a empresa parceira General Chains, o produto está sendo testado pelo terceiro ano em diversas usinas e têm apresentado resultados excepcionais. “A maior resistência do aço inoxidável à corrosão e à abrasão e as maiores propriedades mecânicas, na comparação com o aço carbono, permitiram o prolongamento da vida útil das taliscas, além da redução da espessura dessas peças em 25%”, ressalta Iwao. As análises realizadas pelo Centro de Pesquisas e pela equipe de Engenharia de Aplicação da Aperam mostram que a vida útil estimada das taliscas em inox pode chegar a oito anos, enquanto os modelos de aço carbono duram, em média, três anos.

“O próximo passo da Aperam será o desenvolvimento de correntes de esteira de cana e esteira entre moendas em aço inoxidável, entregando assim uma solução completa (taliscas + correntes) para as usinas”, completa Wilian Labiapari, pesquisador da Aperam South America.

 

Diversidade de produtos

Além das taliscas, os visitantes que passaram pelo estande da Aperam puderam conhecer peças como chapas expandidas, para a aplicação em grades, forros e proteção de equipamentos. “As versões em aço inoxidável desses produtos têm em comum a vantagem de uma espessura reduzida e de uma maior resistência, o que diminui a necessidade de manutenções, traz mais segurança e aumenta a produtividade do setor sucroalcooleiro”, comenta Tiago da Silva Lima, Engenheiro de Aplicação da Aperam.

 

Fenasucro e Agrocana

Realizada no Centro de Eventos Zanini, no município de Sertãozinho, a 25ª Fenasucro e Agrocana reuniu cerca de 35 mil visitantes, que puderam ver de perto mais de três mil diferentes produtos, fornecidos por cerca de mil marcas nacionais. O evento é uma oportunidade para que toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético conheça plataformas alternativas, soluções e inovações tecnológicas capazes de assegurar ganhos aos processos e agregar produtividade ao segmento.

Compartilhar: