Novidades da Aperam

Aço de qualidade internacional – Novo aço só é fabricado pela Aperam e uma usina na Alemanha

Nota 4_Brasmetal

Novo aço só é fabricado pela Aperam e uma usina na Alemanha

Uma parceria de três décadas somada ao compromisso de inovar e oferecer ao mercado produtos cada vez melhores. Essa é a síntese dos laços que unem a Aperam e a Brasmetal Waelzholz (BW). Um novo capítulo dessa aliança teve como foco o desenvolvimento do aço de alto carbono, P074K ou SAE1074 (nomenclatura internacional). Em decorrência dessa parceria, a Usina de Timóteo passou a ser a segunda no mundo a oferecer esse produto.

A Aperam fornece à BW, unidade brasileira do grupo alemão Waelzholz, bobinas com a espessura de 2 mm que são relaminadas até a espessura final de uso do cliente. O aço é comercializado em uma grande empresa da Europa, que o transforma em serras de bancadas que são revendidas, principalmente, para o mercado norte-americano.

Para Maurício Bomfim, gerente da BW, o desafio foi produzir um aço com grau de qualidade semelhante ao utilizado pela matriz do grupo na Alemanha. “Esse trabalho é uma grande oportunidade de inserção do produto nacional no mercado internacional”, conta. No período de setembro de 2015, início dos testes e da homologação, até dezembro deste ano está prevista a comercialização de mais de mil toneladas desse aço. Para os próximos anos a expectativa da BW é dobrar esse volume.

“Diferentão”

O alto teor de carbono e as condições específicas do processo de produção conferem ao P074K a dureza e resistência solicitadas pela aplicação. “As propriedades do produto final estão diretamente ligadas à matéria-prima ofertada pela Usina. Trata-se de um aço carbono especial e só há registro de outro fornecedor na Alemanha”, destaca Rafael Montes, engenheiro de aplicação da Aperam.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.