Novidades da Aperam

A hora e a vez das mulheres

O desejo de ir cada vez mais longe, ocupar novos espaços e conquistar o que ainda não foi alcançado. Para muitas mulheres,
esse é o sentimento que marca o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O passar dos anos trouxe diversos avanços e a sociedade parece caminhar para se tornar cada vez mais igualitária, mas ainda são muitos os desafios encontrados pelas mulheres na rotina, o que fortalece a necessidade de manter na pauta os debates sobre a diversidade.

A busca por uma maior representatividade nos escritórios e usinas está no centro das atenções do Grupo Aperam já há algum tempo. Nossa Empresa mantém o compromisso de fomentar um ambiente de trabalho em que haja respeito às diferenças e oportunidades para todos. “A Aperam está comprometida em mudar o modelo de pensamento ainda existente, de que o ambiente siderúrgico deve ser predominantemente masculino. Por isso, ela se esforça em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diverso, por reconhecer os inúmeros benefícios decorrentes dessa atitude: o somatório
de diferentes pontos de vista e de novos modos de enxergar e resolver problemas”, revela Pollyanna Vila Nova, especialista de Recursos Humanos da Aperam South America.

Entre as ações promovidas com esse foco, um destaque foi a concepção de uma Política de Diversidade de Gênero para o Grupo Aperam, lançada em dezembro de 2018 para a liderança, com os compromissos assumidos pela Empresa visando a tornar os locais de trabalho cada vez mais acolhedores e inclusivos. O material se orienta pelos cinco princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a partir dos quais foram descritas as atitudes que serão assumidas pela Aperam para ampliar a diversidade no nosso dia a dia (veja quadro ao lado com os destaques da Política).

A iniciativa vem reforçar o que, há algum tempo, já está na pauta da Aperam South America, que promove diversas ações para potencializar a participação feminina no quadro de profissionais da Empresa.

No último mês de dezembro, “Diversidade e Inclusão de Gênero” foi tema de um seminário promovido para a liderança da nossa Empresa, em Timóteo, com a presença da vice-presidente executiva da Associação Brasileira de Profissionais de RH, Tânia Moura. O encontro procurou sensibilizar nossos líderes para a importância do recrutamento de mulheres, especialmente nos programas de entrada da Aperam, como o Programa de Estágio e o de Aprendizes.

A mobilização trouxe resultados. Em 2019, 50% dos estagiários contratados para atuar na Aperam South America são mulheres, e um total de dez meninas atuam como aprendizes na Empresa, o recorde desde o início do programa.

Nas áreas operacionais, as mulheres também já aparecem em maior número. Isso pode ser notado, por exemplo, nas gerências de Automação e Infraestrutura e da Aciaria, as campeãs da diversidade na Usina de Timóteo. “Na Aciaria, contratamos recentemente a primeira engenheira da equipe e, a julgar pelo grupo de estagiários admitidos em 2019, que é composto especialmente por mulheres, estamos dando um passo importante na
preparação de profissionais que poderão ser efetivadas no futuro”, revela Humberto Marin, gerente executivo da área. Para ele, são muitas as vantagens da presença feminina na siderurgia. “A prudência, a determinação e a sensibilidade são algumas das características que se destacaram nas mulheres com as quais tive a oportunidade de trabalhar até aqui. Acredito que os perfis se complementam e a Empresa só tem a ganhar com o ambiente mais diverso”, conclui.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.