fbpx

Novidades da Aperam

23º Seminário de Saúde discute bem-estar na terceira idade

A 23ª edição do Seminário de Saúde teve início na noite da última terça-feira (26). O evento foi promovido por meio do Programa Andanças, desenvolvido em parceria da Fundação Aperam Acesita com a Prefeitura de Timóteo e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, que sediou a abertura do Seminário.

Em sua sessão de lançamento, o evento contou com a participação de autoridades locais, e teve como atrações a palestra “Minha vida, eu cuido?”, ministrada pelo historiador e jornalista Sávio Tarso. Na sequência, o grupo de seresta Grãos de Sonhos promoveu um momento cultural.

Neste ano, o Seminário tem como tema Cuidados para uma vida plena – Caminhos de escolhas, focado na importância do protagonismo de cada um na adoção do cuidado integral da saúde em todas suas dimensões – biológica, mental, social e espiritual. São dadas dicas práticas de como agregar mais saúde, felicidade e prazer de viver, e que promovam a qualidade de vida e prevenção de doenças.

Para o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Mário Lúcio de Souza, a saúde sempre foi o tema de grande relevância para a Associação, que conta hoje com quase cinco mil associados. “Todos nós devemos saber como envelhecer com saúde. Esse é um evento que contempla a terceira idade, mas deve ser uma preocupação de toda a comunidade pois, um dia, todos chegarão até aqui.”

A abertura do evento também contou com a presença do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, que destacou o protagonismo dos idosos na comunidade. “Nosso objetivo é mostrar para a terceira idade de Timóteo que é possível envelhecer em sintonia com o protagonismo de cada um. O que nós queremos são idosos que se cuidem, que sejam donos e os principais responsáveis nos aspectos da saúde, segurança e na sustentabilidade da vida de cada um,” pontuou Venilson.

Para a secretária de assistência social do município, Jussara Néri, o seminário também é um espaço de discussão sobre os direitos e deveres na terceira idade. “Muitos idosos não conhecem os seus direitos, e é por isso que estamos realizando esta semana de atividades, para difundir as políticas públicas de garantia dos direitos da pessoa idosa”.

A comissão de organização do Seminário contou com 80 idosos, aproximadamente. A diretora do programa Andanças, Irene Perdigão, disse que se sente feliz com a realização de mais uma edição do evento. “Atuo no grupo desde 1996. A cada ano que passa, ficamos mais gratos pelo envolvimento  de todos que participam do Seminário e, principalmente, com os resultados obtidos. É sempre um sucesso,” concluiu Irene.

Programa Andanças

O programa Andanças foi lançado em 1996. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho comprometido com a terceira idade. O projeto objetiva promover a saúde física, mental e social dos idosos, meta que vem sendo alcançada ao longo desses mais de vinte anos, segundo analisa seus coordenadores.

A participação, integração e capacitação das pessoas da terceira idade são alguns dos resultados positivos conquistados. Entre as ações desenvolvidas pelo programa estão práticas alternativas de saúde como hidroginástica, natação, alongamento e dança, teatro, coral e seresta, além de eventos temáticos com assuntos diversos.

Neste ano, o Seminário tem como tema Cuidados para uma vida plena – Caminhos de escolhas
A palestra “Minha vida, eu cuido”, foi ministrada pelo historiador e jornalista Sávio Tarso
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.