Como surgem as ideias inovadoras? Para a Aperam, a jornada da inovação passa pela troca de experiências. Quanto mais pessoas se dedicam a pensar como mudar, mais chance há de encontrar novas aplicações para o aço inoxidável. É pensando nesse potencial que a Empresa lançou, em outubro, o Aperam Awards.
O concurso irá fomentar o desenvolvimento de novas ideias com potencial de fortalecer o setor de inox, por meio de aplicações inovadoras do produto em qualquer segmento produtivo.
“Internamente, temos um programa que estimula empregados a apresentarem suas ideias relacionadas a soluções em aço inoxidável e, além dele, estamos muito dedicados a buscar novas alternativas que atendam as demandas do mercado. Mas também enxergamos que há um grande potencial em contar com ideias vindas diretamente do setor acadêmico e empresarial”, comenta Bruno Mambrini, analista de mercado da equipe de Desenvolvimento de Negócios da Aperam.
A força da colaboração
Para chegar a esse resultado, o Aperam Awards é aberto ao público em geral, com destaque para representantes da academia, de empresas e de associações de setores produtivos. “Ao criar uma categoria específica para representantes de universidades, nossa meta é incentivar o desenvolvimento da cultura do inox em instituições de ensino, para que ele seja mais estudado, pesquisado e fortaleça sua presença na grade curricular”, ressalta Bruno.
Já o foco da categoria voltada às empresas é incentivar a consideração do produto como alternativa para mudar a realidade de setores produtivos, como já aconteceu em vários cases de sucesso da Aperam.
Um deles é o da betoneira feita com aço inoxidável, solução dada à Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (ABESC) que diminuiu o peso dos caminhões e a necessidade de manutenção. “Estamos muito felizes em lançar o Aperam Awards, um programa onde vamos trazer ideias inovadoras de fora da Empresa. Com ele, vamos ampliar o conhecimento de aplicações do inox no meio acadêmico, como também desenvolver parcerias com diferentes indústrias, trazendo ganhos em eficiência, custos e produtividade”, Roberto Nardocci, Diretor de Desenvolvimento de Negócios.
6 perguntas e respostas sobre o Aperam Awards
- Quem pode participar?
O Aperam Awards é aberto ao público em geral, com destaque para estudantes universitários, docentes, pesquisadores, além de representantes de empresas e associações. Ele é dividido em duas categorias: acadêmica e empresarial.
- Como envio minhas ideias?
Todo o processo de inscrição será feito pelo hotsite awards.brasil.aperam.com. Lá, o participante encontrará todos os requisitos necessários para submeter sua ideia.
- Qual é o prazo de inscrição?
As inscrições estarão abertas entre 4 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020.
- Como será feita a avaliação dos projetos apresentados?
Todas as ideias inscritas serão avaliadas a partir de quatro aspectos principais: inovação, viabilidade, complexidade e organização. Os autores dos projetos de maior potencial participarão de videoconferência com o time de Inovação da Aperam para apresentar sua proposta e tirar dúvidas. Após essa etapa, um júri especializado da Empresa escolherá um vencedor em cada categoria.
- Qual é a prêmio para os vencedores?
O vencedor da categoria ganhará R$ 2.000,00 em vale compras. Já na categoria empresarial, o ganhador receberá amostras/material para a construção de um protótipo da ideia apresentada. Os premiados nas duas categorias também ganharão uma viagem à cidade de Timóteo (MG) para fazer tour guiado, com acompanhamento técnico, à área industrial da Aperam. Será organizado, ainda, um almoço especial com executivos da Empresa, em que os autores dos projetos reconhecidos terão a oportunidade de conversar sobre a viabilidade de suas ideias e as tendências do setor siderúrgico.
- Quando o resultado final será divulgado?
O resultado final será divulgado em abril de 2020.
Quer saber mais sobre o Aperam Awards?
Visite o hotsite awards.brasil.aperam.com e leia o regulamento completo do concurso. Se tiver qualquer dúvida, envie e-mail para awards@aperam.com.