fbpx

Novidades da Aperam

Viva é tema do 25º Seminário da Saúde

O Programa Andanças em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Fundação Aperam Acesita e Prefeitura Municipal de Timóteo,  realizou nos dias 20 e 21 de agosto, o 25º Seminário de Saúde, com o tema Viva. Saúde e qualidade de vida na terceira idade foi o foco de debate do evento. A abertura contou com a palestra Saúde e Espiritualidade, ministrada pelo Dr. Alysson da Silveira Campos, que destacou a importância da espiritualidade no processo de envelhecimento. O médico enumerou meios de se conquistar uma boa qualidade de vida, através dos sentimentos, pensamentos, experiências e comportamentos relacionados com o espírito e com a busca pelo sagrado.

Na quarta-feira (21), foram realizadas duas rodas de conversa. Com o tema Envelhecendo com qualidade, Dr. Eduardo Luiz de Souza discorreu sobre o processo que ele chamou de “desafio para a humanidade, por ser esse um indicador de caráter subjetivo, complexo e de múltiplos aspectos”. A palestra de encerramento foi ministrada pelo professor Beto Oliveira, que abordou o tema Envelhecimento: uma nova versão de si. 

“O Seminário buscou despertar o público presente para a importância de uma vida ativa, produtiva, e de hábitos sadios, para um envelhecimento com o máximo de qualidade de vida. Hoje, no Brasil, a terceira idade é grupo etário que mais cresce, com isso, no âmbito da saúde, essa população precisa ter informações sobre como viver mais, com condições para manter uma rotina saudável”, pontua a diretora do Programa Andanças, Irene Perdigão.

“Em Timóteo, temos trabalhado bastante com o aperfeiçoamento da assistência à pessoa idosa. O Brasil passa pelo fenômeno da chegada da terceira idade com a ampliação da expectativa de vida de vida. Precisamos investir na qualificação dos serviços prestados a esse público, focado em uma política de atendimento integral a essa faixa etária. Nesse sentido, o Programa Andanças tem grande relevância na execução da política voltada para o idoso do nosso município”, enfatizou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys.

Fomentar a reflexão crítica e a participação do idoso na família e na comunidade, criar condições para que ele possa exercer sua cidadania e ter consciência do seu papel na sociedade, enquanto sujeito de transformação social. Esses são os principais objetivos que motivam a parceria da Fundação Aperam Acesita na realização do Programa . “O Andanças tem colaborado significativamente para que as pessoas da terceira idade tenham saúde e qualidade de vida. Nosso propósito é contribuir para a participação, integração e socialização dos participantes. Como nos sugere o tema do Seminário “Viva”, é uma alegria estar aqui para celebrar juntos a vida”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venison Vitorino.

Na saúde e na doença

Contabilizando três anos de casados, Ana Patrícia, de 64 anos, e seu esposo, José Ferreira, de 76 anos, participaram pela primeira vez do Seminário. Ingressados no Programa Andanças, o casal procura ter uma rotina com atividades físicas e sociais para manter um bom desempenho físico e mental no cotidiano. “Na terceira idade estamos mais propícios a doenças. Nosso corpo e nossa mente ficam mais limitados, o que é inevitável. Por isso, sempre estamos aproveitando momentos como este para nos informamos sobre como cuidar melhor da gente”, destaca Ana Patrícia.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.