Fundação Aperam Acesita

Museu da Fundação

No museu Aperam South America, painéis e uma galeria dos presidentes, contam os ciclos de expansão e os momentos mais relevantes da Companhia, Fundação e também das primeiras construções e urbanizações de Timóteo. No chão, detalhes sutis apresentam as principais matéria primas utilizados na produção do aço, como o minério de ferro, quartzo e a dolomita, e o aço especial resultante de todo o processo.

Em nove módulos, distribuídos pelas galerias do museu, peças variadas ajudam a recriar a história da Empresa. São utensílios de cozinha, mobiliários como birôs e mesa de datilografia, os primeiros equipamentos de segurança, telefones e máquinas calculadoras, que encantam pela diferença e conservação. Um dos módulos conta um pouco sobre os fundadores da antiga Acesita, Amyntas Jacques de Moraes, Athos de Lemos Rache e Percival Farqhuar.

Uma maquete com mais de 17m² reproduz, com perfeição, a estrutura física do fluxo produtivo da Empresa. Quem visita o espaço pode ver ainda ver como eram os quartos da Casa de Hóspedes, com características preservadas, construída em 1957 e que hoje abriga a própria Fundação e o museu.

O horário de visitação é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone: (031) 3849 7744

Compartilhar: