Cultura

Coral Aperam

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

A arte e a cultura constituem um importante valor para a Aperam South America, além de promover a integração da empresa com a comunidade. Por meio da Fundação Aperam Acesita, a Aperam desenvolve projetos focados na identificação e valorização de expressões artísticas e culturais da região. O Projeto Canto Coral figura entre essas iniciativas. Concebido com o propósito de incorporar a educação musical à vida de crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, o Canto Coral promove a socialização do grupo, despertando sua capacidade inventiva e de se expressar por meio da sensível linguagem da música.

Por meio do Canto Coral, os coralistas que integram o grupo ampliam seus conhecimentos sobre estilos, gêneros, ritmos musicais, estudam composições eruditas e populares levando-se em conta o seu contexto histórico.

Semanalmente, às terças e quintas-feiras, o coral se encontra para ensaiar, sob a regência de Josiane Drumond Ulhôa, os jovens se dedicam ao aprendizado das músicas, ao aperfeiçoamento técnico e à busca de uma qualidade do repertório.

Sempre afinados com o espírito alegre que a arte proporciona, os cantores vão disseminando a cultura do canto coral, contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade.

O Coral Infanto Juvenil Aperam surgiu da junção dos coros Meninos Cantores da Aperam criado em 1994 e Meninas Cantoras da Aperam, criado em novembro de 2007, que atualmente conta com 27 crianças e adolescentes.

Compartilhar: