Revista Espaço

Voluntários em ação

Programa Voluntariado Aperam passa por renovação com o objetivo de ampliar a participação dos empregados nas atividades de voluntariado

A dinâmica social e corporativa exige atualização constante de processos e produtos e isso também se aplica ao universo do investimento social privado. Programas e projetos sociais precisam ser revistos, de tempos em tempos, buscando adaptar-se às novas realidades. O programa Voluntariado Aperam, por exemplo, que existe há 15 anos, está passando por uma revitalização. A coordenadora de projetos, Vera Lopes Antunes, explica a mudança: “É preciso considerar novos arranjos e estratégias para continuar avançando”.

Inicialmente, está sendo criado um comitê de empregados, com representantes de diversas áreas, para que o programa reflita a diversidade de públicos, perfis e habilidades existentes na Empresa. “Esse comitê passa a ter o papel de articular, de pensar estrategicamente, de elaborar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações que serão desenvolvidas”, afirma.

Em breve, as ações definidas pelo Comitê serão apresentadas aos empregados, por meio de uma campanha interna destinada a estimular o engajamento.

O levantamento de demandas piloto, feito com três instituições – Casa Lar, Instituto Ágape e Lar das Meninas Jesus de Nazaré – que acolhem crianças e adolescentes, em Timóteo, permitiu a definição de três categorias de atuação para o voluntário: trabalho individual, em grupo e grandes mobilizações. À medida em que as iniciativas ganharem consistência e amadurecimento, o programa poderá ser estendido para outras entidades. “Temos como meta disseminar a cultura do voluntariado, que consiste na doação de tempo, trabalho e talento”, explica Vera.

Neste final de ano, os voluntários já estão se mobilizando para a campanha Natal Solidário. Crianças atendidas pelas creches e instituições de acolhimento de Timóteo serão apadrinhadas pelos empregados com a doação de um brinquedo. “Nosso objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade no atendimento das pessoas por meio das diversas iniciativas sociais em nossa comunidade, mas sabemos que com a prática do voluntariado todos ganham: comunidade, empregados e Empresa. O trabalho solidário, através de atividades sociais, propicia maior facilidade de engajamento, integração e motivação”, diz.


Tradição que se renova

Nos dias 17 e 18 de dezembro, às 21h, a Fundação Aperam Acesita volta a ser palco da Cantata de Natal que, na sua 22ª edição, marca o encerramento do ano com mensagens de alegria e esperança. Os empregados, familiares e comunidade poderão celebrar o Natal ao som dos dois coros da Aperam, e conferir a iluminação e decoração especial. O ensaio final também será aberto ao público e está marcado para as 21h, no dia 16.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.