Revista Espaço

Sonhos que se tornam realidade

Qualificação oferecida pela Aperam permite a inserção de jovens no mercado de trabalho

Pedro Peixoto chega à planta de Timóteo para dar início à jornada de trabalho: contratação veio após capacitação oferecida pela Empresa à comunidade

Dentre mais de 1.100 candidatos que se inscreveram para participar do mais recente processo seletivo do curso de qualificação de Operadores Siderúrgicos, aberto em julho, estava Pedro Wesley Peixoto. Natural de Coronel Fabriciano, ele ficou sabendo da iniciativa por meio de um amigo, que tentava pela segunda vez o ingresso na capacitação. “Já havia trabalhado na área industrial, mas estava atuando como estoquista no comércio local. Tinha o desejo de voltar para a indústria e vi no curso uma oportunidade que não poderia deixar passar”, comenta.

Pedro participou das várias etapas da seleção – avaliações de português, matemática, teste psicológico e entrevista presencial. Depois de aprovado, passou a frequentar as aulas noturnas no Centro de Formação da Aperam, de segunda a sexta-feira. “Saía do trabalho às 18h e trinta minutos depois já estava em sala de aula. A rotina era corrida, mas acreditei que poderia me trazer um retorno”.

De fato, ele veio. Pedro ainda estava no primeiro mês da qualificação quando recebeu uma ligação da Aperam, convidando-o para uma nova entrevista. Alguns testes depois, foi contratado no dia 8 de agosto para atuar na área de Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis. Nos 30 dias que se seguiram, conciliou o início do trabalho na Empresa com a capacitação, concluída em setembro. “O curso me deu uma visão da usina como um todo, desde a chegada das matérias-primas até o produto final. No meu caso, a efetivação já foi uma grande conquista, mas tenho certeza de que os colegas que ainda não foram contratados têm grandes chances de se inserir no mercado com o conhecimento que adquirimos lá”, acredita.


Oportunidade

Para Layane Gomes, analista de Recursos Humanos da Aperam, o brilho nos olhos das pessoas que passam pela capacitação revela a importância da iniciativa, que promove a preparação dos profissionais para oportunidades futuras. “Desde a criação, 162 pessoas já foram qualificadas, com 70% delas aproveitadas na própria Aperam. Essas pessoas passam por uma seleção clara e transparente, recebem uma formação que conta com a participação de empregados e fazem visitas técnicas às áreas, que funcionam como um grande laboratório”, finaliza a analista. Novas turmas serão abertas em 2017.

Compartilhar: