Revista Espaço

Por uma vida mais doce

Peça teatral ajuda a Aperam BioEnergia a narrar a importância da silvicultura de eucalipto para o desenvolvimento do Alto Jequitinhonha

Um casal diante de uma difícil decisão: abandonar a região onde vive em busca de uma vida melhor em terras mais promissoras. A cansativa viagem por paisagens inférteis e já quase sem vida é recompensada quando eles encontram o lugar dos sonhos. A narrativa que poderia parecer dramática, é, na verdade, retratada na comédia “De favo em favo, por todo o Vale”, encenada pelo Grupo Pró-Riso, de Capelinha, no Alto do Jequitinhonha. Nela, os atores interpretam um divertido casal de abelhas que, através das suas peripécias e trapalhadas, leva o público a descobrir a riqueza que o eucalipto representa para a região.

A analista técnico da Aperam BioEnergia, Regisllainy Cobucci Pena, explica que a montagem do espetáculo foi uma forma encontrada pela Empresa para tornar mais acessíveis temas importantes relacionados à prática da silvicultura do eucalipto, como uso da água, prevenção de incêndios, preservação ambiental, apicultura e desenvolvimento sustentável. “A mensagem é passada de forma direta, leve e divertida. Funciona melhor do que uma apresentação técnica”, afirma.

O espetáculo, concebido pelo Grupo Pró-Riso, contou com a contribuição da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita. “Trabalhamos em conjunto, numa construção coletiva de todo o conteúdo”, destaca Regisllainy. A peça foi apresentada, inicialmente, para o público interno, em setembro, nas comemorações pelo Dia da Árvore e, em breve, será levada a outras plateias. “Nos preocupamos em fazer uma montagem simples, com poucos elementos, com foco maior na mensagem, para que pudesse ser encenada em espaços distintos e chegasse às comunidades”, acrescenta.

O Grupo Pró-Riso já é parceiro da Aperam BioEnergia em outras montagens, como a apresentação do Balanço Social em forma de literatura de cordel e de temáticas relacionadas à saúde e à segurança. A diretora Fátima Pimenta afirma que o trabalho com a Empresa é gratificante e tem possibilitado ao grupo manter-se ativo há oito anos. “Temos tido a oportunidade de levar nossa arte para as pessoas, através de mensagens positivas e que ajudam na compreensão de temas relevantes para todos nós”, destaca.

Apresentação feita em setembro para os empregados da BioEnergia, em celebração ao Dia da Árvore

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.