Revista Espaço

Orgulho de pertencer

Programas como o Cosis contribuem para a melhoria contínua de processos e de pessoas

Reconhecido e valorizado. É assim que se sente o engenheiro mecânico da Aperam BioEnergia, Benone Braga, cujo projeto faturou o primeiro lugar na categoria Processo e também o Troféu Inovação na 83ª edição do Cosis (Mantido pela Aperam desde 1971, o Cosis visa ao envolvimento dos empregados na melhoria contínua dos processos, criando um ambiente favorável ao aperfeiçoamento profissional e ao avanço da Empresa em quesitos de qualidade, produtividade, desenvolvimento de produtos, processos, equipamentos e novos conteúdos. Em 2016, ele foi realizado com a temática “Faça diferente, sejamos a diferença. Compartilhe conhecimento”.). Os oito premiados, nas quatro categorias – Processo, Produto, Equipamentos e Manutenção; Gestão e Melhoria –, foram selecionados em setembro.

Ter o trabalho reconhecido em um dos mais tradicionais eventos realizados pela Aperam South America para disseminar e compartilhar conhecimentos, promover a integração entre os empregados, valorizar e reconhecer ideias e práticas inovadoras e seus autores é motivo de orgulho. “Ganhar é sempre bom, mas vencer uma competição na qual só concorrem trabalhos de alto nível é melhor ainda”, comemora Benone.

Para ele, o Cosis representa também um estímulo ao aperfeiçoamento profissional contínuo, levando o empregado a querer fazer mais e melhor. O analista técnico Jadir Silva Ribeiro Júnior, da Aperam, concorda com o colega engenheiro. “É uma vitrine, uma exposição positiva para quem quer crescer na carreira. Temos a oportunidade de apresentar nosso trabalho e estabelecer contatos enriquecedores, que abrem novas oportunidades profissionais”, acrescenta Jadir, que está na Aperam há seis anos.

Embora não tenha figurado entre os premiados, o analista se considera vitorioso por ter participado do projeto de eficiência energética que resultou na redução de mais de 40% do consumo de energia das Torres de Resfriamento. “O trabalho está bem alinhado com os valores da Aperam de busca constante por inovação e sustentabilidade. Já estou escrevendo a sinopse do próximo”, destaca.

A equipe da BioEnergia que conquistou o troféu Inovação na 83ª edição do Cosis

Compartilhar: