Revista Espaço

Hora de despertar

Projeto habilita jovens de Timóteo para disseminar conceitos e atitudes relacionados à prática da cidadania responsável

Até pouco tempo, Daniel Araújo, 17 anos, cruzava apressado as ruas do bairro das Bromélias, onde mora, em Timóteo, imerso nas suas próprias preocupações. No entanto, desde que decidiu participar do projeto Movimento Cidadania Responsável, lançado em maio pela Fundação Aperam Acesita e parceiros, seu jeito de ver o bairro, a cidade e o mundo foi transformado. Ele descobriu a poucos metros de sua residência uma casa de acolhimento, onde vivem crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, sem meios de convivência familiar. “Isso me despertou para uma nova realidade e aumentou a vontade de ajudar”, conta Daniel.

Com apoio de outros jovens integrantes do projeto e com recursos arrecadados em evento beneficente, eles levaram as crianças para um passeio no shopping. “A alegria delas com tudo, especialmente com a piscina de bolinhas, foi contagiante. Agora, encontro sempre com elas quando passo pela vizinhança. Entendi a importância do trabalho voluntário e o quanto devemos despertar nas pessoas o desejo de ser melhores”, diz Daniel, aluno de Aprendizagem Industrial, no Centro de Formação da Aperam.

Jovens Transformadores participam de workshop sobre Consciência Política, definem ações e realizam campanha de sensibilização na Praça Primeiro de Maio

Pelo projeto, 50 jovens com habilidades de liderança, identificados em movimentos comunitários, frequentam workshops e têm a oportunidade de aprofundar-se em temas relacionados à cidadania responsável, transformando em prática o conhecimento adquirido. Em setembro, nas vésperas das eleições municipais, por exemplo, o grupo de jovens transformadores entrevistou os seis candidatos à Prefeitura de Timóteo. Transmitido pelo Facebook, na página do projeto, o vídeo alcançou mais de duas mil visualizações. “Seria muito bom se todos os jovens usassem seu vigor e entusiasmo para praticar o bem”, conclui.


Saiba mais

O Movimento Cidadania Responsável capacita e estimula adolescentes e jovens para o exercício pleno da cidadania. Identificados como Jovens Transformadores, eles têm a missão de atuar como multiplicadores na família, na escola e na comunidade. Para esta iniciativa, a Fundação Aperam Acesita conta com os seguintes parceiros: 85ª Cia da Polícia Militar, Coach Gestão de Talentos, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Corpo de Bombeiros, Fundação Emalto, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patty Publicidade, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Poder Judiciário de Minas Gerais – Juízo da Execução Penal da Comarca de Timóteo.

Compartilhar: